domingo, 20 de junho de 2010

Meu avô Tota

Uma das coisas que me lembro quando eu era pequeno, acho que não tinha tinha sete anos, era que havia sempre um campeonato de futebol no bairro Ipase Novo, um dos mais antigos e tradicionais da cidade. E consigo me lembrar porque meu avô, TOTA, jogava (pena que não consigo me lembrar dele jogando) e jogava bem, segundo histórias. 

Era uma festa e na casa onde ele morava ele tinha uma espécie de quiosque onde vendia tudo quanto é objeto que se relacionasse a futebol (minha paixão pelo futebol veio daí). 

Lembro que tinha bandeiras, flâmulas, apitos, e muitas outras coisas. Então em dias de jogos as pessoas iam ali para comprar principalmente bandeiras. 

Meu avô era uma das estrelas, digamos assim. Meu pai conta que quando o vovô chegou aqui, vindo do Nordeste, como soldado da borracha, profissão honrosa da qual ele nem chegou a praticar, na realidade nunca tirou um látex da seringueira, pois, assim que descobriram que jogava futebol e bem, foi pretendido pelos vários clubes que naquela época existiam na capital: Ferroviário, Mixto e inclusive o Flamengo, onde jogou (nesse caso e após ver o time de ZICO jogar, alguém tinha dúvidas que eu seria flamenguista?). 

Foi uma época muito feliz que me deixou muitas recordações bonitas. Quando meu avô não estava jogando ele trabalhava na Guarda Territorial que depois veio a se tornar agente de polícia do Ex-território de Rondônia, chegando até a trabalhar como sub-delegado em um cidade do interior e, como todo moleque, eu, meu irmão André (os outros vieram depois) e meus primos brincávamos de polícia e bandido na delegacia, usando algemas e as celas vazias. Bons tempos. 

Acredito que ser policial estava no sangue mesmo, como aconteceu vários anos depois, ao me tornar Escrivão de Polícia. Infelizmente meu avô passou a beber muito, separou da minha avó e se envolveu com uma mulher que não o merecia (quando eu tirava plantão na Central de Polícia, um dia essa mulher foi detida por agredir meu avô, pena que não ficou presa, mas a Lei é assim até hoje). 

A bebida, juntamente com essa mulher, acabou com meu velho avô. Já com mais de oitenta anos ele teve um AVC e meses depois para tristeza de quem o amava veio a falecer, perto do natal do ano de 2002. 

Dele herdei a paciência com as pessoas, a sua generosidade e seu nome. 

Essa é minha singela homenagem ao homem que se chamou em vida ANTONIO HENRIQUE FERNANDES. Saudades.
(seu aniversário de nascimento é 10 de novembro)

28 comentários:

  1. Que homenagem linda Antonio! Os avós são seres especiais, né!? Minhas lembranças mais doces e inocentes envolve eles (avós do lado da minha mãe). Não sei o que herdei do meu avô rs, mas da minha avó herdei o amor pelos animais e pelas pessoas, e a mania de tentar ajudar todo mundo mesmo que no final eu saia prejudicada. E tenho o coração mole para bichinhos abandonados, sempre carrego algum para casa dou lar, comida e muito amor. Parabéns pelo post!!

    Jéssica Rodrigues
    Blog Lilian & Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Os avós são especiais né. a gente sempre aprende muita coisa com eles.
      bjs

      Excluir
  2. Que texto lindo!
    No meu caso, minha avó é quem exerce todos esse fascínio em mim!
    Adorei =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rízia,
      obrigado pelo carinho, os avós realmente são especiais.
      bjs

      Excluir
  3. Antônio, lindíssima homenagem. Sente como se estivesse sentada ao seu lado ouvindo sobre os "causos" do seu avô no futebol. Gosto muito de ler textos assim sobre pessoas reais, vidas reais que de uma forma ou de outra nos fazem lembrar de nosso próprio passado. Parabéns ao seu avô, nesse dia que é dele.
    Parabéns por ser um neto tão legal ^^ .

    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2014/11/tag-chocolates-literarios.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Viviane, meu avô era um homem íntegro e especial.
      bjs

      Excluir
  4. Olá Antônio.
    Estou até sem palavras para falar alguma coisa. Você fez uma linda homenagem e esse texto está muuuito lindo. Parabéns ao seu avô pois ele merece, parece ter sido um grande homem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Italo,
      obrigado, realmente meu avô era um homem muito especial.
      um abraço

      Excluir
  5. Antônio, parabéns por sua homenagem!
    Eu não cheguei a conhecer meu avô, que faleceu antes que seus netos nascessem, mas ele também tem uma presença forte em minha vida, pois minha avó, minha mãe e meus tios sempre cultivaram sua memória através de histórias de vida e dos ensinamentos que ele passava aos filhos e que foram retransmitidos aos netos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      obrigado pelo carinho. os avós têm sempre muita coisa boa a ensinar aos netos e eu aprendi muito com meu avô.
      bjs

      Excluir
  6. Linda essa homenagem que Você fez para o seu avô, parabéns, queria ter o prazer de conhecer ambos os meus avôs, tanto por parte de pai como de mãe, um veio a falecer antes do meu nascimento e o outro abandonou minha avó e nunca tive a oportunidade de conhece-lo nem sei se ele ainda é vivo, eles não fizeram parte de minha mida por isso a presença deles não é tão forte assim.

    Adorei o texto Antônio! :D

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Giselly,
      só não tive a presença do meu avô por parte de mãe em minha vida que faleceu em decorrência de um acidente quando eu tinha 10 anos e morávamos em outro estado...infelizmente... é uma ausência forte, porque segundo a minha mãe, muita coisa que tenho veio dele, assim como do avô paterno. os avós são muito especiais em nossas vidas. e temos muito a aprender com eles.
      bjs

      Excluir
  7. Antônio, que lindo!
    Acho tão bonita a forma como você escreve! :)
    É muito tocante!
    Parabéns para o seu avô!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Antonio que linda homenagem , nossos avós sempre marcam , e o seu não foi diferente e se tornam nossos heróis, uma pena ter se envolvido com essa mulher . Mas ficou a lembrança de seu tempo com ele . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,
      Marcam sim. Os avós são especiais. Essa mulher infelizmente acabou com a vida do meu avô. por isso que fiz essa homenagem... para manter ele sempre na memória.
      bjs

      Excluir
  9. Olá, Antonio!
    Rapaz, que homenagem linda. Infelizmente, não tenho lembranças do meu avô paterno. Ele faleceu antes do meu nascimento. Do avô materno, lembro apenas de sentar em seu joelho enquanto a minha prima, de mesma idade, sentava no outro. Ele era gentil, mas faleceu quando eu tinha uns 5 anos e não me recordo mais nada dele. Uma pena.

    Acho que o seu avô com certeza se sentira feliz pelo seu amor a ele. Legal saber que você é apaixonado por futebol e seguiu uma carreira parecida na polícia. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran,
      acho que muita coisa do que sou se deve ao meu querido avô. ele era muito especial, uma pessoa generosa e desprendida. tb não tenho muita lembrança do meu avô materno, pela distância que havia na epoca em que eu era criança e pelo fato de ter falecido cedo por conta de um acidente.
      bjs

      Excluir
  10. Oi, Antonio!
    História triste no final, mas uma boa lição de vida e vejo que o sangue policial esta no sangue da família. rs
    Meu Avô materno contava muita história legal para os netos e isso marcou muito minha infância. O paterno era meio distante e nem curtia muito os netos. Muitos dos povos mais velhos eram meio brutos rs.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê,
      apesar de tudo ficou o carinho e a lembrança, meus avôs eram quase iguais, em índole...pessoas generosas e desprendidas.
      bjs

      Excluir
  11. Muito bom dia :)
    Como esta?
    Linda homenagem ein? *--*
    Perdi meus avós muito cedo,não tive muito tempo de curti-los :(
    Mas isso não quer dizer que não sinta saudades desles...

    Lindo texto :)
    Abraços
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandro,
      obrigado, os avós sempre são pessoas especiais.
      bjs

      Excluir
  12. Ahh cara, que texto emocionante. Não sei essa dor da perda, pq, graças a Deus meus avós ainda são vivos, tanto paterno quanto materno. Mas tambem nem quero imaginar. A saudade é sempre boa e ruim ao mesmo tempo não. O que importa mesmo são as lembranças que ficam e os sentimentos.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade David, as lembranças ficaram, para sempre em minhas memórias, e a saudade sempre aviva essas memórias.
      um abraço.

      Excluir
  13. Bela homenagem e você herdou o melhor: generosidade e paciência.
    Meus avós não foram presentes então sou carente dessas experiências, sempre acho muito emocionante relatos como o seu, lembranças boas. E hoje faço questão que meu filho tenha esses momentos especiais de brincar com o vô, comer a comidinha gostosa da vó rsrs....quero que ele fique com boas recordações.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, pode ter certeza que ficarão com ótimas recordações, se pais ensinam, os avós mimam. hehehehe. e essa troca é muito legal.
      bjs

      Excluir
  14. Ual! Mais que homenagem mais linda Antônio!
    Adorei poder conhecer melhor os avôs das pessoas,eu fui "premiada" entre os netos,a única,que não teve a sorte de conhecer o meu avô Sebastião. Infelizmente não poderei contar histórias como a sua para as pessoas e para os meus filhos.
    Parabéns pela homenagem!
    Beijos Pão de Queijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Nana,
      tive realmente muita sorte em conhecer ainda meu avô paterno e partilhar com ele muita coisa, infelizmente o mesmo não aconteceu com o materno, pois a distância era muito grande, mas tenho certeza que eu aprenderia também muito coisa com ele.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!