quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Carta a Papai Noel.

Papai Noel

Querido Papai Noel, tentei ser bonzinho durante todo o ano e penso que posso pedir a você qualquer coisa, certo? Pois bem, o que tenho a pedir não é tão difícil assim. A lista é até pequena diante de diversas outras das crianças (que convenhamos são quilométricas). Segue a pretensa lista de presentes que espero ganhar neste natal:
1)       Vou começar com o mais fácil. Quero saúde. Não, não estou doente. Quero uma Saúde em dia. Quero poder ir a um posto de saúde ou hospital e encontrar profissionais da saúde prontos para me atender. Médicos e enfermeiros (enfermeiras de preferência. Hehehehe) capacitados e com paciência para atender. Claro que com um salário justo. Equipamentos que funcionem. Leitos vagos e remédios que não estejam vencidos. Nada de ficar andando desviando de doentes no chão como se estivesse andando em um campo minado. Papai Noel, não quero precisar mais de 15 minutos para ser atendido em troca das horas intermináveis, para quando, e se for atendido. Quero um médico desestressado para me atender, que me olhe nos olhos e pergunte os sintomas que estou sentindo. Não que fique perguntando o que tenho, porque se soubesse não precisaria de um médico. Tá bom para começar?
2)      Quero educação. Não, não é aquela educação que a gente aprende com os nossos pais. Essa aprendi muito bem, obrigado. Meus pais foram excelentes neste quesito. O que quero é uma educação que atinja a toda a população. Que professores não passem alunos de ano sem que estes saibam ao menos a tabuada e entender um texto. Que os salários dos profissionais da educação sejam justos com sua capacidade de ensinar ao futuro do país (desculpe, mas do jeito que está indo não vislumbro um futuro promissor). Que os professores lecionem apenas em um colégio e tenha uma vida pessoal também. Já fui professor e sei como é a carga de trabalho e os compromissos firmados. Que os alunos sejam “avisados” que o professor dentro da sala de aula é o mestre. O que ele falar é Lei. E que isso seja respeitado. Que os diretores e outros profissionais, tais como orientadores, pedagogos e psicólogos conversem com os pais para que dêem educação básica em casa. Que não repassem essa obrigação ao professor, que com certeza já tem seus filhos para tal.
3)      O senhor sabe o que é segurança? Provavelmente no Pólo Norte não tem bandido ou precisem de polícia. Quero pedir ao senhor uma segurança digna. Que policiais ganhem um salário condizente com a responsabilidade ou perigo a que são expostos. Esse salário precisa ser suficiente para que não haja necessidade de ser corrompido (sempre tem as maçãs podres não tem jeito, mas isso diminuirá, com certeza). Que os equipamentos dos policiais tentem ao menos ser equiparados aos que os criminosos usam no país. Que os policiais possam ser protegidos pelas Leis, não o contrário, como acontece atualmente. Que o nosso sistema prisional seja de bom exemplo tentando realmente ressocializar os apenados, colocando-os novamente como cidadãos dispostos a contribuir com a sociedade. Que não precisemos nos prender em nossas casas com grades, para proteger dos bandidos que afloram em quantidades assustadoras. Enfim, que a impunidade não reine mais no Brasil.
4)      E por último. Bem, se não estiver até agora assustado e com os olhos arregalados só tenho mais um pedido. Que finalmente tenhamos políticos que realmente trabalhem para o povo, que engajem em campanhas para melhorar o país e que sejam menos corruptos (será totalmente impossível?????). O país é rico, sei disso, mas fica mais pobre a cada investida dos políticos no nosso dinheiro. Que os políticos não mintam ao pedir votos. Que façam o que tem que ser feito, que trabalhem para merecer os votos, pois o que é mais importante para um país não é o seu político, e sim o CIDADÃO.
Obrigado Papai Noel. Ano que vem vou ficar mais bonzinho ainda para fazer os mesmos pedidos, pois sei que dificilmente este ano que entra vou conseguir ao menos a metade do que pedi.
Abraços, e até.
Antonio Henrique Fernandes Neto. Funcionário Público, cidadão, filho, e pai de uma menina linda que merece um país melhor no seu futuro e que ainda acredita no senhor viu?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!