sexta-feira, 27 de junho de 2014

RESENHA DO LIVRO VÍTIMAS DO SILÊNCIO de JANETHE FONTES




Margarida Esteves, uma jovem de 17 anos que sai de casa, no Estado de São Paulo, aparentemente sem motivo, e vai morar com uma tia em outro Estado, no Rio Grande do Sul, a mãe e a irmã não entendem essa súbita mudança, mas aceitam essa viagem.
Guida, como é chamada, logo passa a se dedicar na casa da tia, ajuda em tudo e, nesse ínterim, descobre que sua mãe havia se separado de seu marido, pai de Suze e padrasto de Guida e agora iriam morar juntas no Sul.
É uma fase feliz, mas inesperadamente o padrasto aparece e sua mãe, Magnólia resolve se reconciliar com o mesmo.
Guida, sem dizer o motivo, mas totalmente revoltada com a situação novamente deixa mãe e irmã e volta para São Paulo, onde arruma um emprego de babá e aluga um apartamento pequeno.
Nesse emprego, Margarida se dá muito bem com os patrões e com o filho destes, que sofreu um acidente e se encontra em uma cadeira de rodas, sendo na realidade ele a pessoa que ela iria cuidar.
É quando a vida de Margarida dá uma grande virada.
A Autora Janethe Fontes apresenta em seu livro um enredo de ficção, mas que aborda um caso absolutamente real e, infelizmente, atual. Casos de abusos sexuais envolvendo mulheres e crianças (de ambos os sexos) acontecem diariamente no Brasil e no mundo, com uma frequência que assusta, e, muitas vezes o autor do abuso está mais perto do que se imagina.
É uma leitura forte, corajosa, e que te deixa inquieto do início ao fim.
A personagem Margarida, ou Guida, descreve muito bem as muitas mulheres que passaram por essa situação, que dependem de muita coragem para denunciar o abuso que sofreram.
Muitas mulheres não tem coragem ou são constantemente ameaçadas para que não denunciem às autoridades os abusos a que são acometidas.
É um crime que destrói a vítima por dentro e por fora.
Destrói sua vontade, principalmente a vontade de viver.
Recomendo.

Antonio Henrique Fernandes
resenhista do blog www.arcaliteraria.com.br em parceria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!