domingo, 27 de julho de 2014

Primeiro Emprego

O primeiro emprego é igual ao primeiro amor... A gente nunca esquece. E é claro que eu não esqueci. Já falei sobre o primeiro amor, agora chegou a vez do primeiro emprego. Engana-se quem pensa que foi a Polícia Civil, cuja instituição faço parte desde os 18 anos. Não. Não foi a honrosa instituição PC de Rondônia.

Eu tinha apenas 13 anos de idade e como eu desenhava (razoavelmente bem), por indicação do meu tio Antonio Henrique (sim, mesmo nome que o meu – ele Filho e eu Neto) fui trabalhar como aprendiz de desenhista em uma gráfica de Porto Velho, da qual não existe mais: a GENESE TOP, que ficava na Rua José de Alencar, quase do lado da Agência do Banco do Brasil da Presidente Dutra.

No começo eu trabalhava junto com o pessoal montando produtos, depois passei ao estúdio. Não tinha mesa de desenhista para mim, então eu esperava algum desenhista sênior folgar para eu usar a mesa. Eu era baixinho e ficava menor ainda quando eu usava a mesa.

Eram três desenhistas, dois homens e uma moça (bem bonita por sinal), e a moça logo saiu, deixando a mesa dela para mim. Nessa época eu estudava no Colégio Dom Bosco. Terminava a aula e eu ia para o trabalho.

Para isso tive que tirar carteira de trabalho, o que fiz de imediato. Eu era como uma mascote na gráfica. Os desenhistas adultos me adotaram, por assim dizer, inclusive me deram um apelido, que não vou dizer aqui, é claro. Fiz alguns trabalhos que foram desenvolvidos pela gráfica, no mais, eram os desenhistas adultos que realmente faziam o trabalho grande.

Lembro também o que fiz com o primeiro salário... Comprei um relógio Champions, daqueles que trocavam a pulseira e era febre da época. Também com meu salário da Genese Top, comprei meu primeiro vídeo game, um Atari 2600 (afinal meus colegas tinham e eu não).  Trabalhei quase um ano na gráfica e quando saí, com o dinheiro que recebi comprei uma bicicleta e com ela ia todos os dias para a escola.

Depois voltei a trabalhar, mas em um escritório, junto com meu pai e assim fiquei até fazer o concurso da polícia, com 18 anos e segundo grau concluído.


Antonio Henrique Fernandes
Autor e Capitão deste Navio Errante

18 comentários:

  1. Oi, Antônio, tudo bem? Que início de vida profissional bacana :)
    Meu primeiro emprego foi como recepcionista de uma clínica dentária, mas não durou um mês. Rsrsrs
    Depois disso vieram outras experiências, boas e outras nem tanto, mas tudo é aprendizado. Atualmente estou estudando pro concurso de escrevente do TJ/SP, mas sempre quis trabalhar como investigadora de polícia, mas meu marido acha muito perigoso :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      eu ainda tive outras experiencias da qual não gostei e não postei no texto, como os dias que trabalhei em uma lanchonete, mas foram válidos para eu descobrir que não servia para aquilo hehehe. Quanto ao trabalho na Polícia... tem perigo sim, mas todas as profissões têm. E é só ter cuidado.
      bjs

      Excluir
  2. Oi Antônio, tudo bem com você?
    Adorei saber um pouco mais de você como profissional e fiquei bem curiosa para ver alguns de seus desenhos.
    Meu primeiro trabalho foi no paraíso, literalmente.
    Trabalhei numa locadora de vídeos. Na época dos VHS ainda, quando o cliente não rebobinava as fitas era um terror, um atrasos em nossas vidas...rsrs
    Eu amava meu trabalho, eu saia de trás do balcão e atendia mano a manos, indicava os filmes aos clientes e fazia amizade, me doei muito na "Star Vídeo" e la´fiquei por 2 anos e meio. Depois disso fui ser mula de carga numa fábrica de chicotes elétricos japonesa, como eu ralei..."gezuis". Mas é legal né? Relembrar velhos tempos, eu me divertia...rs
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane,
      tudo bem sim. com certeza é bom relembrar os bons momentos. e vc teve um trabalho legal demais. eu sempre quis trabalhar em uma locadora de filmes hehehehe. quanto aos meus desenhos eu ainda tenho guardados em algum lugar por aqui. qualquer dia desses eu posto ou faço um para postar aqui no blog.
      bjs

      Excluir
  3. Ola Antonio lembro desses relógios hehe , eu comecei a trabalhar logo com 14 anos e realmente a gente não esquece, eu trabalhava longe e assim comecei a luta . Lembro que não sabia usar a máquina de escrever , mas no curriculo dizia que sim , quando me pediram uma carta quase morri catando milho kkkkk. abraços
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,
      São experiencias que a gente têm hehehe. eu aprendi a usar uma máquina de escrever cedo, para meus trabalhos na escola e depois acabou virando parte de minha profissão. e o relógio era bom viu. kkk.
      bjs

      Excluir
  4. Oi, Antonio!
    Rapaz, quantas coisas pôde fazer com seu salário, hein!? Haha. Eu comecei a trabalhar com 14 anos. Fui professora para o Maternal II na época. Era interessante, mas muito puxado. A inexperiência me fez correr contra o tempo para aprender o que fazer. Valeu a pena. Até hoje trabalho com educação. :)
    Relembrar esses momentos é legal, não? Faz parte da nossa história.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine,
      toda experiência é válida. agora pense em um garoto com salário para comprar o que quisesse. era uma festa. e eu tinha liberdade para comprar o que eu queria. meus pais não atrapalhavam.
      bjs

      Excluir
  5. Oi Antonio, tudo bem???
    Olha a experiência incrível que você teve!!!!! E o significado de comprar algo com o dinheiro que trabalhou para conquistar, isso é muito gratificante. Tenho certeza que foi muito mais significativo realizar seus sonhos ainda que materiais, sem ganhar de mão beijada, tenho certeza de que apreendeu a dar valor as coisas desde jovem.
    Muito legal o seu texto!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,
      ter o que eu queria e ser a pessoa a poder ter essa condição era muito gratificante, inclusive por ser um garoto de 13 anos. após isso muita coisa mudou em minha vida e sim, isso faz a gente dar muito valor às coisas.
      obrigado pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  6. Apesar de eu ter gostado do meu primeiro emprego, não trago tantas boas recordações... Mas em relação do post, gostei da forma como descreveu sua primeira jornada no ramo trabalhista e pelo visto foi bem interessante, rs. Achei legal a forma como você conta seus relatos de vida Antonio, podemos ver que você tem sentimentos profundos com essas lembranças.

    Beijo,

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammysan,
      Cada parte do que aconteceu em minha vida tem um lugar guardado em meu coração e nas minhas lembranças. guardo tudo com muito carinjsho, pois o que sou hoje devo ao que passei. e o primeiro emprego não podia ficar de fora, claro. kkk
      b

      Excluir
  7. Nossa! Que novinho Tony! 13 aninhos! Devia ser o mascote mesmo, não vai contar o apelido? Contaaaaaaa!! Não falo pra ninguém! ahhahahahah
    O meu irmão também desenha sabe! Adorei essa sua história, o primeiro emprego é inesquecível mesmo! Beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha,
      Pra vc ver né... só 13 anos. fui mascote também na academia de polícia, com 18 anos, e o meu apelido era MASCOTE. mas o apelido da época da gráfica falo não ... talvez in box... pessoalmente...hehehehe. e tenho alguns dos meus desenhos guardados, quem sabe um dia eu posto aqui.
      bjs

      Excluir
  8. Oi Antonio.
    Se tem um dom que eu admiro e me encanta é o desenho, e mal faço um círculo rsrs.
    E você começou seu trabalho bem cedo hein, aliás na polícia também, mas se você gosta do que faz e se sente bem é o que importa.
    Vi no comentário acima que você ainda guarda seus desenhos podia mostrar pra gente um dia numa postagem.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty,
      Pois é, comecei muito cedo mesmo, e adoro o que eu faço, apesar de andar bem cansado. quanto aos desenhos vou postar alguns assim que eu puder.
      bjs

      Excluir
  9. Oi Antonio!
    Puxa! Que legal você compartilhar suas lembranças com os amigos!
    Meu primeiro trabalho não foi tudo aquilo...
    Fui estagiária no RH da Julio Simões. Na época era a maior empresa de transporte publico do alto Tiete.
    Eu tinha uns 15 anos e só ouvia gritos dos mais velhos estressados com os motoristas e cobradores que iam reclamar de salário e benefícios... E quando baixava o caminhão do sindicato e fechava a garagem?! Era um Deus nos acuda! Correria, chefe gritando (e eram 2...), telefones tocando, trabalhadores gritando coisas do lado de fora do prédio!!! Na primeira vez eu fiquei com medo, mas depois me acostumei...
    Não gostei daquele trabalho e até hoje não gosto do que faço. Escritório, administração, roupa social... Não é comigo!
    Queria mesmo era ter sido bióloga da marinha! Mas alguns imprevistos não me permitiram realizar esse sonho...
    Agora encontrei uma nova paixão! A Saúde! Estou no final do curso de Radiologia e se Deus permitir ano que vem estarei na área!
    Gosto de estar em hospitais na correria das emergências! É uma emoção a cada chegada da ambulância! Claro... Tem partes tristes, mas na maioria é sempre um novo aprendizado.

    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giani,
      seu primeiro emprego foi bem agitado né e pelo que vejo continua agitado hehehehe. mas o mais importante é que a gente goste do emprego e se satisfaça profissionalmente.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!