segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Resenha do Livro Colin Fischer

Colin Fischer é um menino especial, em todos os sentidos. Tem 14 anos e está entrando no colegial. Não gosta que ninguém o toque, pelo menos sem avisar antes. Os outros alunos pensam que ele é retardado, mas Colin Fischer tem um QI muito alto e é muito observador, estando atento a tudo, principalmente aos rostos das pessoas. É quando ele tenta identificar suas emoções, anotando cada tipo de rosto (o tipo de sentimento que passa) em um caderno que não larga.
Colin tem a Síndrome de Asperger, uma condição neurológica relacionada ao autismo, mas foi diagnosticado como operacional. Por essa razão está iniciando o colegial em uma escola pública normal, para que se integre aos poucos na sociedade.
É o que ele tenta, apesar de muitas vezes ser provocado. O que lhe dá certo conforto é que ele ainda tem conhecidos da infância como Melissa Greer e Wayne connelly, este não exatamente um amigo.
Observando as pessoas no refeitório da escola, Colin observa uma discussão envolvendo Wayne contra Eddie e seus colegas Stan e Cooper. Em um determinado momento da discussão surge uma confusão que envolve outras pessoas ao redor e o inesperado acontece: um disparo de arma de fogo.
Todos fogem do refeitório. Menos Colin Fischer, que não deixou passar nenhum fato despercebido e apesar de toda a confusão ninguém saiu ferido.
A Polícia foi chamada e começa uma investigação, mas apenas um garoto inicialmente é punido: Wayne Connelly.
Colin, convicto da inocência de Wayne faz uma investigação paralela com o intuito de provar que não fora Wayne quem portava a arma e fogo e consequentemente não fora ele quem efetuara o disparo.
Como sou fã de histórias detetivescas, onde o crime é resolvido com base em análise e observação de fatos e pessoas, com grande evidência a Sherlock Holmes (inclusive Colin é Fã do famoso detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle) foi uma bela surpresa ver essas características em um garoto de 14 com Síndrome de Asperger.
A narração é ágil e se vale de explicações e considerações em todo início de capítulo, o que ajuda o leitor a entender principalmente a condição de Colin e o que ele pretende.
Uma leitura para adolescentes, mas adultos podem ler tranquilamente que irão gostar.

Eu Gostei. E Recomendo.

Antonio Henrique Fernandes
capitão deste navio errante e resenhista do www.arcaliteraria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!