sexta-feira, 5 de setembro de 2014

RESENHA DO LIVRO O DIAMANTE



“um diamante é para sempre”. Mary Frances Gerety, 1947.

Com essa frase, Frances Gerety, conseguiu o que muita gente antes dela não conseguiu, dar uma uniformidade às propagandas de diamantes. E tinha um público alvo bem definido. Isso foi ano de 1947. E a partir daí todas as propagandas variavam em torno dessa frase.
Frances trabalhava para a empresa Ayer que representava a empresa gigante dos diamantes, DE BEER. E essa história é verídica.

O livro O Diamante discorre sobre a importância do diamante para os casais, principalmente como anel de noivado e depois para a aliança de casamento.

Evelyn está em seu segundo casamento, com Gerald, e ambos tem um filho, Teddy, o qual está se separando da mulher Julie por ter se apaixonado por outra. Os pais não estão aceitando essa situaçao muito bem. Estamos na década de 70. Evelyn usa dois anéis, sendo que um é do primeiro casamento com Nathaniel e o usa com uma corrente no pescoço. O segundo foi dado por Gerald. Evelyn e Gerald tem uma vida tranquila, pois são muito bem de vida, e acham que a nova mulher de Teddy só quer se aproveitar.

James é casado com Sheila e ambos tem dois filhos, Parker e Danny, sendo que James trabalha como paramédico para uma empresa particular. O casal vive no limite das finanças. São os anos 80. Ao casar com Sheila, James ofereceu um anel, mas no futuro lhe daria um melhor, conseguido de forma não muito usual.

Anos 2000, Delphine tinha um casamento com Henri, ambos franceses e morando em Paris, até conhecer PJ, um renomado violinista, jovem e impetuoso, o qual conseguiu seduzi-la e levá-la para Nova York. Pj a presenteou com um anel de noivado que foi de sua mãe.

2012 – Kate sempre fora avessa a casamentos oficiais, e desde que conhecera Dan, ambos vivem um casamento nos moldes atuais, sem o compromisso oficial, e tem uma filhinha de nome Ava, que será dama de honra do casamento homossexual entre Jeff e Toby. Ela fica compromissada a pegar e entregar aos noivos os aneis de compromisso antes da cerimônia. Um contratempo acontece com um dos anéis, mas tudo se resolve.

A Autora J. Courtney Sullivan nos brinda com uma narrativa vibrante, contando a história dos anéis de diamante para unir os casais e principalmente, dar um ar de especial à todas as mulheres que usam um anel de diamantes. 

A partir de uma história verídica, de Frances Gerety, que cunhou a mais famosa frase publicitária sobre um diamante, a qual é conhecida até hoje – “um diamante é para sempre” – J. Courtney Sullivan envolve quatro histórias, quatro casais, e os une através daquilo que é a verdadeira estrela deste livro: um anel de diamante.

Ótima leitura. Recomendo.


Antonio Henrique Fernandes

Resenhista do Arca Literária e capitão deste Navio Errante em parceria.

23 comentários:

  1. Olá
    Parece ser bem interessante. Eu vi uma vez o kit que a editora enviou para os parceiros e assim, estava demais, com brindes bem legais. Quero um Diamante pra mim.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo Henrique, realmente o livro é bem interessante.
      um abraço.

      Excluir
  2. o livro é muito interessante, sua resenha mostrou bem isso :) parabens!!

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser bem interessante, já está entrando na minha lista. Parabéns pela resenha Antonio :)
    http://leit0res.blogspot.com.br/2014/09/resenha-insurgente.html

    ResponderExcluir
  4. Achei a história bem interessante, já tinha visto o livro em alguns blogs mas nunca parado para ler sobre....sua resenha me deixou bem curiosa, gosto muito de livros com fatos verídicos, fica parecendo biografias que é um gênero que adoro. Vou procurá-lo depois.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro realmente é muito bom. e o final é mais interessante ainda.
      bjs

      Excluir
  5. Oie...
    Não conhecia o livro e menos ainda a autora, mas me pareceu ser bem interessante. Vou colocar na lista para uma futura leitura.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, o livro é realmente bem interessante, tenho certeza que irá gostar.
      bjs

      Excluir
  6. Oi Antonio!
    Parece um livro legal para mim, nunca tinha pensado por esse angulo, mas a coisa do anel é mesmo forte entre nós mulheres e a autora ''brincar'' com esse assunto parece bem divertido! Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, obrigado. recomendo a leitura, vai gostar do livro.
      bjs

      Excluir
    2. Espero ler assim que possível, Querido!
      Beijos

      Excluir
  7. Nossa Antônio esse livro parecer ser ótimo! Meu Deus,uma pena que não tenho tempo para lê-lo,mas a sua resenha me deixou curiosíssima hehehehe
    Parabéns!
    Beijosss
    http://fomevontadeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, obrigado, eu recomendo a leitura do livro. Não vai se arrepender.
      bjs

      Excluir
  8. Olá Antônio, tudo bem? Tenho esse livro mas nunca tinha me interessado muito por ele, pensava uma coisa totalmente diferente do que li na resenha e acabei me interessando, confesso que achei um pouco confuso a história e não sei se ela me prenderia mas achei o assunto bacana, diferente...

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caíque, olha, o livro é bom, tem uma história muito interessante envolvendo uma personagem que realmente existiu com personagens fictícios para acentuar sobre a história do diamante como símbolo de uma relação.
      um abraço.

      Excluir
  9. Bem interessante tratar sobre diamantes e as relações interpessoais, um forma bem diferente de abordar este tema. Gostei mesmo da premissa do livro.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Diego, foi uma forma bem criativa de apresentar um enredo.
      um abraço

      Excluir
  10. Olá Antonio!
    Eu achei a sua resenha maravilhosa, você sobre explicar muito bem a história do livro. Mas mesmo você escrevendo muito bem, eu não me interessei pela história. O livro não me chamou a atenção.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen, o livro é bem interessante, e obrigado pelo elogio.
      bjs

      Excluir
  11. Olá Antonio, tudo bem?

    Quando tive a oportunidade de ler O Diamante, não a fiz por causa da capa. Imaginava que fosse algo totalmente ao contrário. Mas vendo agora a história que se passa por trás de tudo, fiquei arrependida. Espero que em breve o encontre em alguma promoção. ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, espero que consiga ter essa outra oportunidade. acredito que nao se arrependerá.
      bjs.

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!