domingo, 5 de outubro de 2014

Resenha do livro AS MULHERES QUE ESCOLHEM DEMAIS.


Olha, tenho que dizer que foi no mínimo muito interessante ler este livro. Até um pouco divertido, porque nós (homens) sempre brincamos que a mulher é complicada e difícil e que o homem é mais pragmático. Nesse sentido o livro só confirma mais ainda esta tese. Inclusive logo no início do livro há uma piada que ilustra bem a diferença entre Homem e Mulher.

A autora do Livro AS MULHERES QUE ESCOLHEM DEMAIS, Lori Gottlieb, jornalista, 41 anos, mãe solteira, resolveu escrever esta obra por experiência própria e por não estar sozinha nessa situação.

Durante seus 20 e poucos anos, Lori teve seus namorados, inclusive homens interessantes, no entanto, na cabeça dela (e de muitas outras), esses namorados não eram O CARA CERTO, que viraria sua cabeça e seria o seu príncipe encantado. Era exigente e tinha uma lista de suas preferências que listadas uma abaixo da outra facilmente caberiam em uma folha frente e verso.

Para ilustrar que o seu problema não era isolado, Lori entrevistou várias mulheres e descobriu que muitas outras mulheres tinham o mesmo problema. Culpa do Feminismo? Que dizia que a mulher era emancipada para procurar primeiro a sua independência financeira e profissional para só então pensar em construir uma família com marido e filhos. Observando que: sempre procuravam o cara ideal, o cara certo. Aquele príncipe lindo, rico, charmoso e que a amaria para sempre.

O problema é que o tempo passou e nenhum daqueles namorados, segundo a autora, passava perto do CARA CERTO, apesar de terem algumas de suas características. E quanto mais o tempo passava, mais difícil ainda ficava encontrar o parceiro que seria considerado o ideal.

Lori acabou pedindo ajuda a casamenteiras (caso haja alguém que não saiba o que são casamenteiras, são profissionais que ajudam pessoas a encontrarem parceiros) e descobriu que mesmo usando esses profissionais não seria fácil. Até porque normalmente os homens de sua idade procuravam por mulheres mais novas e que ainda tivessem o relógio biológico funcionamento, assim poderiam ter filhos sem problemas.

Se por um lado as mulheres exigiam demais na procura do seu par, os homens, como eu disse anteriormente, era mais diretos. Queriam apenas uma mulher sensível, amável e que gostasse de filhos. Como se pode ter certeza disso? Bem, tanto a autora quanto as mulheres entrevistadas afirmaram que aqueles primeiros namorados e candidatos a marido que deixaram para trás (e que poderiam procurar caso quisessem, isso variava dependendo do desespero) estavam todos casados, com filhos e felizes.

Vale lembrar que a autora é americana e suas pesquisas se restringiram ao seu território. Não tenho certeza se aqui no Brasil seria igual, até porque o casamento está meio banalizado, os casais mais se juntam do que buscam um casamento tradicional. Conheço casos de namorados que com três meses de namoro já estão morando juntos. Apesar disso, conheço mulheres que também fantasiam o seu futuro (?) marido. E quase sempre o fantasiam com muito dinheiro. Nem precisa ser tão bonito assim. E isso acontece em todas as idades.

O livro serve como manual, do que esperar e do que se pretende fazer quando se está na mesma situação que essas mulheres. Há esperança.

Por essa razão recomendo a leitura da obra.

Termino com um conselho que está no livro – “elimine todos os motivos para o rompimento que seja objetivo (idade, altura, faculdade que ele freqüentou, tipo de emprego que tem, se é cabeludo ou não, divorciado ou se tem filhos) e concentre-se no que for subjetivo (maturidade, gentileza, senso de humor, sensibilidade, capacidade de assumir compromissos).

Quanto à autora, se ela conseguiu arrumar um marido? Leiam e comprovem.

Antonio Henrique Fernandes Neto.
Capitão deste NavioErrante e Resenhista do Arca Literária, em parceria.



22 comentários:

  1. Olá.
    Eu confesso não ter me interessado por não gostar desse tipo de livro! Mesmo se gostasse não acho que esse seria um tema que estou precisando ler no momento.
    Beijos!
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inês,
      acredito que a realidade em outro país seja diferente, no caso nos Estados Unidos as pesquisar indicam os resultados que estão no livro, já no Brasil a realidade é outro.
      bjs

      Excluir
  2. Oi Antonio, esse parece ser um livro interessante mesmo, acho que leria esse "manual"kk devo confessar que sou um pouco exigente nesse quesito, talvez seja por isso que meus namoros não duraram muito e atualmente estou solteira kkkkkk (aff só rindo mesmo), gostei da resenha! Bjão! ;)

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselly,
      O livro mostra as situações em que as mulheres se encontram pela exigência demasiada, mas mostra também onde pode ser mais flexível e assim conseguir um relacionamento estável (todos somos exigentes em maior ou menor grau hehehehe. tambem estou solteiro devido a isso).
      bjs

      Excluir
  3. Oie! Não conhecia o livro, mas acho que iria me divertir durante a leitura (mesmo não sendo meu gênero preferido!). Infelizmente a verdade é que as mulheres escolhem demais T_T (e pelo menos uma vez na vida acabamos 'nas mãos' dos bad boys que só querem diversão, enquanto juramos que ele é o amor de nossa vida). Complicado eu sei! E digo por experiência própria, hehe. Eu meio que 'enrolei' meu namorado por quase um ano antes de realmente assumir que gostava dele, justamente por ter medo d'ele não ser 'o cara certo'. Céus, como fui idiota! Adorei ler a resenha dessa obra através de uma opinião masculina!

    Mil beijos, Cássia :D
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia,
      A exigência é normal, ela só nao pode ser maior que sua vontade de ter alguém. ninguém merece ficar sem relacionamento. hehehe.
      bjs

      Excluir
  4. Olá

    Gostei demais da sua resenha kkk, de cara já tem aquele famoso comentário, que para mim é uma máxima, dizendo que as mulheres são muito complexas. Vou ter que ler esse livro para, pelo menos, tentar entender um pouco do que se passa nessas mentes kkk. E aí, a autora conseguiu casar? Eu quero saber.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,
      leia o livro que vai entender essa parte do universo feminino... ah e claro vai saber da autora. hehehehe.
      um abraço

      Excluir
  5. Oi tudo bom?
    entao
    esse livro eu quero ler kkkkk
    Mais legal ouvir da mulher contando de suas proprias experiencias...
    Eu nao me acho assim tao exigente..So coisinhas básicas kkkkk
    adorei sua resenha
    bjsss
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilandra,
      tudo bom sim, a questão da exigência depende muito da pessoa. acho que é válida a exigência, no entanto, não deve interferir em um relacionamento quando os dois se gostam.
      bjs

      Excluir
  6. Oi Antônio, tudo bem com você?
    Estou com esse livro aqui, visto que tenho parceria com a editora. Confesso que não tinha me interessado muito por ele até ler sua resenha. Muito interessante os tópicos abordados, fiquei curiosa. Fui lá na estante e o peguei, está na pilha para ler em breve.
    Obrigada pela dica.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  7. Olá Antonio!!
    Adorei a resenha e adoraria ler esse livro. Bem pode até parecer que o casamento esteja banalizado, porém eu ainda acredito nele e espero e quero me casar algum dia quem sabe, ainda estou na fase de encontrar o meu sapo ideal, não procuro príncipes e muito menos que seja rico e todo esse blábláblá, mas um sapo que cresça junto comigo.
    Parabéns pela resenha!
    Abraços
    Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju
      obrigado, o casamento ainda é uma instituição sólida, apesar de todos os percalços. e espero que encontre logo seu sapo hehehe.
      bjs

      Excluir
  8. MEU DEUS ANTÔNIO QUE RESENHA! Adorei poder conhecer melhor esse livro,tenho aqui em casa,mas nunca dei muita bola para ele hehehehe Agora lendo sua resenha e vendo esse lado,fiquei curiosíssima a respeito!
    Realmente nós mulheres somos tão indecisas,sempre escolhendo demais! Os homens são mais práticos e ultimamente eu vejo o quanto eles prestam atenção no humor da mulher! Eles adoram aquela mulher que os fazem sorrir,que tem humor e seja guerreira. Pelo visto isso é generalizado,pois a autora também cita isso no livro \o/
    Parabéns pela resenha,ficou ótima!
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nana, leia sim, vai gostar. essa situação me lembrou uma piada que sempre rola nas redes sociais sobre como agradar um homem e uma mulher, para o homem basta cinco coisas, já para as mulheres a lista é muito mais longa, parece até nao ter fim kkkk.
      bjs

      Excluir
  9. Antonio ótima a resenha e pelo visto o livro deve ser muito bom , realmente muitas vezes complicamos demais hehe vou dar o braço a torcer, Somo indecisas mudamos de fases e prioridades hehe é muito difícil acompanhar . abraços Já esta em minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, as mulheres são complicadas mas gostamos delas de qualquer jeito hehehehe.
      bjs

      Excluir
  10. Olá Antonio!
    Eu amei a sua resenha. Realmente as mulheres hoje em dia estão oito a oitenta, ou elas escolhem demais ou não escolhem nada. É muito triste pois cada dia vemos menos casamentos e mais mães solteiras.
    O livro me pareceu bem divertido, e apesar de eu não estar nessa situação, gostaria de lê-lo.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen,
      pode ler tranquila, tenho certeza que irá gostar e se divertir. mas tem várias situações que acontecem que fazem a gente pensar no que a gente coloca como requisito para o parceiro.
      bjs

      Excluir
  11. Oi, Antonio! Não conhecia o livro e nem gosto muito do genero, mas talvez eu o leia.
    Somos muito complicadas mesmo né?! É dificil lhe dar com as mulheres em suas indecições mas fomos feitas assim, fazer o que rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fe,
      mulheres têm a tendência mesmo de complicar, mas gostamos assim mesmo. kkkk
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!