sábado, 24 de janeiro de 2015

RESENHA DO LIVRO E DO FILME MAZE RUNNER

RESENHA DO LIVRO MAZE RUNNER – CORRER OU MORRER e RESENHA CRÍTICA DO FILME BASEADO NO ROMANCE

Para iniciar lembro que eu fiz um texto para a coluna que mantenho no site Arca Literária que fala exatamente sobre a relação CINEMA VS LIVROS, ou seja, sobre os filmes baseados em livros. Muitos dos quais a relação fica apenas no nome, pois quando você vai conferir nada tem a ver com o livro.

Outro texto que fiz para o blog As Leituras da Milla refere-se a livros escritos em forma de séries ou sagas, e apesar de eu preferir um livro único, não sou contra sagas, no entanto, as sagas que são criadas como sagas, onde cada livro é único, mas que você sabe que terá continuação. É o caso deste. Mas vamos por partes. Na medida do possível farei uma relação entre o livro e o filme em que foi baseado.

Quando Thomas acordou e foi retirado da “caixa” foi recepcionado pelos Clareanos, vários jovens que estavam em uma clareira. A única coisa que se recordava era seu nome. Nada mais. Percebeu também que a clareira era cercada por muros muito altos com quatro aberturas. Essas aberturas levavam a um labirinto. Foi quando percebeu que alguns jovens saíram correndo do labirinto. Todos os dias corredores entravam e saíam do labirinto, o motivo era simples: mapear. Instintivamente sabia que iria ser corredor. Cada jovem ali tinha uma função que era coordenada por um Encarregado e Thomas foi colocado por cada um até descobrir o que ele iria ser na Clareira. Até que algo mudou.

Todos os meses, sem exceção, um jovem é levado pela caixa até a Clareira, porém, no dia seguinte à chegada de Thomas, a caixa volta e deixa mais alguém, desta vez uma moça, Teresa, que mesmo desacordada segura um bilhete. Nele está escrito que ela é a última. Teresa acorda e antes de desmaiar novamente, fala o nome de Thomas e diz uma palavra que fará toda a diferença na trama.

A partir daí tudo se precipita. Teresa tem um dom e compartilha com Thomas, e é ela quem desencadeia o fim. Mas havia um problema. Primeiro: os verdugos. Eram criaturas horrendas metade máquina metade organismo que quando não matavam algum dos jovens, picava com uma agulha e isso causava dor, muita dor, e quando o jovem era resgatado conseguiam aplicar um soro que os transformava... Nesse processo o jovem tinha algumas recordações e nenhuma era boa. E pior, quem passava por isso reconhecia Thomas e não gostava nem um pouco do que via. E foi mais isso que dificultou o relacionamento do jovem com os demais. Até o líder Alby, mesmo salvo por Thomas, depois de passar pela transformação, indica que o garoto tinha feito algo ruim.
A chave de tudo é o labirinto, em cujo interior habitam os temíveis verdugos. Inclusive a chave para a saída, que até então ninguém tinha achado. Minho, encarregado dos corredores, juntamente com Thomas conseguem descobrir o que pode ser a saída.  Com Teresa se recuperando e as mudanças na Clareira, era mais do que necessário agora sair do labirinto e para isso precisariam passar pelos verdugos.

O Livro tem uma narrativa fácil, e que instiga cada vez mais o leitor a acompanhar. Há alguns termos usados pelo autor, como “trolho”, “fedelho”, “mértila”, “plong” que deixam a leitura mai interessante. Os personagens foram bem construídos e cada um tem uma importância dentro do enredo.

Para primeiro livro de uma saga acredito que fez bem o seu papel, pois fiquei com vontade de ler os demais assim que terminei de ler. E o final é bem intrigante. Para quem gosta de uma distopia o livro é um prato cheio.

Agora vamos ao filme.

Bem, se eu não tivesse lido primeiro o filme eu o acharia um ótimo filme de ação, mas tem seus problemas.

A narração segue uma linha própria, apresentando alguns personagens e o papel que desempenhariam no filme. Algumas coisas não estão no livro e isso se deve à mudança de mídia, do livro para a telona, acredito que nesse sentido funciona melhor. há uma certa correria (e não são os corredores hehehe).

A trama principal está lá, o labirinto, os verdugos e a clareira, no entanto, há muitas diferenças. É claro que quando um livro é levado para a telona normalmente não há uma fidelidade, e há filmes bem piores nessa questão de fidelidade (ver Percy Jackson).

Diferentemente da obra, o labirinto tem participação mínima na trama e era para ser o principal. Afinal é por onde se deve encontrar a saída. No livro o vilão é o Labirinto com o verdugo, no filme transformaram um dos personagens em vilão.

Os personagens, na realidade, é que sofreram as maiores modificações.

Thomas – no livro ele é mais comedido, mas é decidido. No filme é o herói típico.
Teresa – infelizmente foi irrelevante no filme, enquanto é parte fundamental no livro. Não teria feito falta no filme, só está lá porque é personagem principal na obra.
Alby – líder dos clareanos, tem um desfecho diferente do que está no livro. E tem o respeito de todos os outros.
Newt – segundo em comando, é o único que ficou bem parecido com o personagem apresentado no livro.
Minho – no filme ficou meio que dependente do Thomas.
Gally – este realmente tem uma participação especial, no entanto no filme foi elevado a um patamar maior que no livro.
Chuck – sério, um gordinho? Nada contra ser gordinho, mas você assiste ao filme e percebe que todos os jovens são fortes, mais velhos e o Chuck? Baixo e gordinho. E sensivelmente mais novo que os demais. Totalmente deslocado. Chuck no livro tem uma participação importante e o relacionamento de amizade dele com Thomas no livro é mais acentuado.
Verdugo – preferi no livro. Era muito mais assustador. Um bicho nojento que faz barulho e se arrasta. No filme agilizaram o bicho e ficou parecendo um filme de terror em determinado momento.
Labirinto - definitivamente de suma importância no livro. No filme ficou relegado a uma participação mínima.

Enfim, recomendo ambos, o livro e o filme, mas separadamente, se for ler o livro, assista ao filme apenas para se divertir e ficar fazendo aquelas comparações inevitáveis. Muito melhor quem viu o filme primeiro e depois ler o livro.

Antonio Henrique Fernandes Neto

Autor e Capitão deste Navio Errante.

14 comentários:

  1. Oiee ^^
    Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro foi que o James conseguiu fazer com que a história não girasse apenas em torno do protagonista, mas o filme não captou isso muito bem. Gostei muuito de ambos, a obra literária é uma das melhores que eu já li, e mal vejo a hora de ver Prova de fogo ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh,
      foi exatamente o que eu percebi do autor, e to esperando uma oportunidade para adquirir o box...quero mais.
      bjs

      Excluir
  2. Ainda não li a saga, e justamente por isso não vi o filme. Mas acredito que as mudanças feitas pelo cinema já seja comum, como você mesmo bem colocou. Porém é sempre decepcionante para os fãs.
    Espero poder ler a saga em breve e poder falar com mais propriedade do assunto. :)

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Andreza,
      uma adaptação cinematográfica é sempre complicada, pelo tempo na tela, mas mesmo assim até que nao foi ruim o filme, como em outros por aí. quero ter o box completo dos livros.
      bjs

      Excluir
  3. Logo que começou a passar no cinema fui correndo assistir , tb me decepcionei completamente com a descrição dos personagens , eu tinha uma visão sobre tudo aquilo ....e num sei dizer ... Só sei que esperava muito mais !
    Bjos
    http://umcupcakeliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Tatiane,
      Quando a gente lê um livro visualiza de um jeito e espero que no cinema seja do mesmo jeito e sempre nos decepcionamos. apesar que o filme foi até legal.
      bjs

      Excluir
  4. Olá,
    Ainda não li nenhum livro da saga, nem assisti o filme, porém seu texto foi bem instigante.
    Abraços,

    http://isaaczedecc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isaac,
      quanto aos livros acredito que não se decepcionará, são ótimos (apesar de eu ter lido apenas o primeiro por enquanto), mas o filme até que é um bom filme de ação.
      um abraço,

      Excluir
  5. Oi Antonio,
    Aposto que terei a mesma opinião quando assistir haha
    É muito difícil eu gostar de alguma adaptação, ainda vou ler e assistir então não posso falar muito.

    Abraços
    www.coracaoleitor.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Vai gostar do livro... o filme é um bom filme de ação...
      bjs

      Excluir
  6. Oiii Antônio,
    Quero muito ler e assistir o filme, fiquei muito interessada em ambos, parece ser empolgante :)
    Gostei muito da resenha.
    Beijos

    .
    http://ateliedoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samanta,
      obrigado, e tenho certeza que irá gostar de ambos.
      bjs

      Excluir
  7. Bem, acho que terei que ler o livro antes de ver o filme. Agora, reduzir o grande vilão a um mero cenário foi sacanagem. :/
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna Gabby, a sacada do livro é justamente o labirinto e sua participação com os garotos. Vai gostar do livro, com certeza.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!