segunda-feira, 4 de maio de 2015

RESENHA DO LIVRO MAZE RUNNER – PROVA DE FOGO

RESENHA DO LIVRO MAZE RUNNER – PROVA DE FOGO
De James Dashner













  



Thomas, Teresa, Minho, Newt e os demais “Clareanos” conseguiram escapar do labirinto, a um custo bastante alto. Muitos ficaram pelo caminho no combate com os verdugos. Depois que conseguiram sair, foram “resgatados” por algumas pessoas que aparentemente sabiam o que estava acontecendo com todos eles, sendo levados para um complexo onde tomaram banho, trocaram roupas e finalmente se alimentaram.

No final do primeiro livro ficamos sabendo o que está acontecendo com o nosso mundo, que está sendo assolado por uma doença chamada fulgor, e o empreendimento denominado CRUEL está tentando encontrar uma saída, ou cura, para essa doença. As pessoas que estão infectadas com o fulgor perdem a sanidade e ficam como zumbis, mas o pior é que a doença age gradativamente, ou seja, a pessoa vai ficando insana aos poucos.

Neste segundo livro, quando parece que tudo será uma maravilha, após conseguirem escapar do labirinto, eis que surge uma nova prova. Eles são separados de Teresa quando estão dormindo no complexo e então depois de vários dias surge um indivíduo que simplesmente diz a eles que terão que participar de uma prova, que ele tem que andar cento e sessenta quilômetros atravessando um deserto e uma cidade para chegar até o que se acredita ser um refúgio seguro, onde aparentemente encontrariam a cura para a doença; sim, eles ficam sabendo que estão infectados.

Mas talvez a maior descoberta do grupo seja que havia um segundo labirinto e que neste segundo foram colocadas moças, e do mesmo jeito que Teresa foi inserida no labirinto dos meninos, um rapaz, Áris, foi inserido no grupo das meninas.

Lançado o desafio aos Clareanos, com Thomas, Minho e Newt sendo os líderes, são transportados para o local onde iniciarão a corrida contra o tempo e contra o tempo (se é que me entendem – sol muito forte, tempestades mortais, frio e tempestades de vento). E ainda têm que enfrentar uma concorrência com o grupo das moças.

Além de enfrentar os Cranks, é claro. Os infectados com o fulgor. Há momentos no livro em que você acaba sendo surpreendido com a sua respiração pausada, ligeiramente presa.

A leitura continua sendo dinâmica, ágil, rápida, e durante todo o percurso dos cento e sessenta quilômetros somos apresentados a novos personagens que farão parte do grupo.

Neste livro também já temos algumas respostas para o primeiro, mas não todas. E prepare-se para muitas mentiras e traições. Em determinados momentos não saberá como reagir a alguns personagens. Serão sentimentos ambíguos, pode ter certeza disso.
É uma distopia de tirar o fôlego. Você fica querendo saber o tempo todo como tudo aconteceu, o porquê e como será que vai terminar. E principalmente, qual a participação do CRUEL nisso tudo.

Na primeira resenha eu fiz um paralelo com o filme produzido baseado no primeiro livro, Correr ou Morrer, e agora vamos aguarda o lançamento da continuação, já confirmada para este ano. Esperar para ver.


Antonio Henrique Fernandes

Autor e Capitão deste Navio Errante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!