quinta-feira, 30 de julho de 2015

NOLSTALGIA

NOSTALGIA

Hoje escutei uma música que fez eu retornar no tempo. Me senti realmente bastante nostálgico. Normalmente não acontece assim, mas há dias em que estamos bem suscetíveis a esse tipo de sentimento.

Lembrei de muita coisa, é claro, coisas boas e coisas ruins, até porque nossa vida não é feita só de flores; há de se tomar cuidado com os espinhos também.

Não há como negar que a adolescência de uma pessoa é um período forte em lembranças, pois muita coisa acontece, corpo muda, mente muda, atitudes mudam e é aí que começamos a moldar nosso caráter, que vai acompanhar para o resto da vida.

Tive uma imensa sorte de ter sido adolescente nos anos 80 (claro que isso é relativo e pode haver controvérsias). Foi uma época muito profícua em tudo, filmes, música, enfim, culturalmente falando, acho que se rivaliza com os anos 60 da contracultura. Havia uma certa aura de ingenuidade no ar. Só pegar os programas de televisão, desenhos, filmes e outras coisas do gênero.

Época em que eu andava com minha bicicleta Caloi estilo BMX (alguém lembra?), jogava no meu vídeo game ATARI, assistia trocentas vezes o filme Dirty Dancing (os fortes se lembram). No meu walk man (é, meu caro, nada de ipad, ipod, ou qualquer coisa do gênero – era um walk man à pilha, colorido e ainda ouvia fita cassete) só tocava rock nacional, em alta, e praticamente todas as bandas de rock internacional que você imaginar que tinha na época: A-HA, ALPHAVILLE, PET SHOP BOYS, MADONA, WHAN, THE POLICE e muitos, muitos outros.

E é claro que na adolescência também nos apaixonamos. Comigo não foi diferente. O que foi diferente é que passei a minha em branco, nesse sentido. Alguém pode perguntar: MAS NÃO SE APAIXONOU? NÃO NAMOROU? Respondendo: sim, me apaixonei; não, não consegui uma namorada. Era muito tímido e conseguir uma namorada era algo completamente fora do meu universo. Tirar dez em matemática era muito mais fácil. E o pior: eu tirava mesmo dez em matemática hehehehe.

E não foi por falta de tentativas, porém, nunca alguém levou tanto fora por metro quadrado como eu. Mesmo sendo tímido ainda tentava, muitas vezes de forma errada. E talvez é o que mais sinto falta, de resto, fiz tudo o que um adolescente saudável faria de normal.


Antonio Henrique Fernandes
Autor e Capitão deste Navio Errante.


28 comentários:

  1. Tive esta nostalgia na sexta quando levei meus filhos para verem Pixels. Uma saudade gostosa, de um tempo que aproveitem bem, assim como você, com Atari, Walkman, Madonna entre outros.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Rose
      E ainda nao assisti esse filme. preciso. também será como uma volta ao passado hehehe.
      bjs

      Excluir
  2. Olá Antonio!
    Nossa as músicas sempre gostam de fazerem isso num é mesmo? Um ótimo texto! Abraços,

    Tony

    ResponderExcluir
  3. Oie Antonio, tudo bom?
    Ah, eu adoro quando sinto saudades de coisas boas. A vida anda tão difícil que é ótimo relembrar tempos passados que eramos apenas crianças despreocupadas! A adolescência é uma época ingrata hahah! Belo texto!
    Beijão
    http://sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Sarah,
      às vezes uma certa nostalgia é bom. relembrar o que de bom aconteceu na vida. obrigado.
      bjs

      Excluir
  4. Oiii, como vai?
    Quando sentimos falta de momentos bons é bem legal né, podemos relembrar com perfeição coisas que talvez achávamos já estarem esquecidas e revivê-las.
    Queria muito ter vivido a adolescência nessa época, as bandas eram realmente incríveis e deve ter sido uma época boa de se viver.
    Gostei muito do texto, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gab,
      Obrigado pelo carinho e pela visita. Se sentir nostálgico é sempre bom, lembrar de coisas boas.
      bjs

      Excluir
  5. Oi Antonio, tudo bem

    Olá capitão!!!!!
    Que texto gostoso de ler, você me fez viajar nas minhas próprias lembranças. Um tempo quando tudo era mais fácil, mas achávamos o mundo muito grande. Sabe, sempre pergunto o que eu poderia mudar, o que eu gostaria de manter. E não acredito, você é bom em matemática? Sério? Odeio essa matéria!!!! Risos...
    Beijinhos.
    Cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,
      é bom viajar assim de vez em quando né. Sim, sou bom em matemática hehehe. fui professor.
      bjs

      Excluir
  6. Oii,
    Musicas tem esse poder né? Nos conectam a lembranças e pessoas...
    Adorei o texto, parabéns.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória,
      Músicas sempre fazem isso, exatamente o motivo pelo que são altamente recomendáveis. Obrigado pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  7. Olá!
    Outro dia eu tive um momento nostalgia (que rendeu lágrimas) quando eu fui rever a abertura dos desenhos que eu assistia antigamente. Deu uma vontade de ver todos eles de novo!
    Adorei o texto compartilhando a sua experiência! Espero ver mais desses textos por aqui.
    Adorei o blog, já estou seguindo!

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana,
      Ah, quando vejo esses desenhos antigos eu tenho isso tb, igualmente com relação às músicas. E obrigado pelo carinho. seja bem vinda.
      bjs

      Excluir
  8. Olá, boa noite!

    Quando a saudade vem, ela vem com tudo, né? Muito bacana essa postagem e me causou nostalgia. Lembranças são sempre coisas boas, as boas recordações causam saudades e as más, fazem com que a gente lembre aprendizados o que, de certa forma, é bom. XD
    Amo Dirty Dancing e me diverti muito jogando games no Atari (que era do meu irmão que é 4 anos mais velho do que eu - o game não é bem da nossa idade, mas era o que tínhamos e nos divertíamos demais!) bateu saudades aqui, muitas!

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ana,
      Nostalgia é sempre bem vinda. Recordações nos fazem olhar melhor o futuro. Obrigado pelo comentario.
      bjs

      Excluir
  9. Oiee ^^
    Gostei do novo layout :) Gente, quantas vezes não fico nostálgica ao ouvir uma música, principalmente quando toca Paralamas do Sucesso...tanta coisa passa pela minha cabeça, e dá aquela saudade danada de algumas outras, sabe? Dirty Dancing é um dos meus favoritos ♥ haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh,
      obrigado, acho que ficou mais clean o visual. Música é a chave para voltar ao passado porque sempre marcou algum evento, bom ou ruim.
      bjs

      Excluir
  10. Oii, tudo bem?
    Eu ainda estou passando pela adolescência e já sinto saudades desse tempo rsrs, e sempre me sinto nostálgica ao ver uma foto ou escutar uma musica que lembre determinado momento, mas sempre tento focar no futuro e aproveitar o presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana,
      Muito bem e aproveite mesmo o passado, mesmo que seja um passado mais recente, para olhar diferente o seu futuro.
      bjs

      Excluir
  11. Ah momento nostalgia quem é que nunca teve um não é mesmo !!
    Musicas sempre tem o dom de despertar tais sentimentos em mim é tão bom relembrar o passado , amigos da época da escola , o desastre do primeiro beijo rsrs me lembrei de tanta coisa agora rsrs
    Adorei o post
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Aline, todo mundo já teve um momento nostalgia, e músicas são o principal ativador dessas lembranças. Desastre do primeiro beijo? hehehehe.
      obrigado pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  12. Ahhhh eu sempre tenho esses flashs nostálgicos da minha vida... de uma época que tínhamos preocupações, mas nada tão importante para tirar o sono.... eu curti muito a minha adolescência, foi uma época muito boa e que eu curti o tanto que eu pude... eu me apaixonei e cheguei a viver um amor, por pouco tempo, mas foi incrível. Levei muitos nãos... o que me fez eu gostar mais de mim e seguir em frente.... de qualquer forma é muito bom relembrar dos momentos até aqueles ruins, mas que de alguma forma serviram de aprendizado.... adorei ler o seu texto... xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Diana,
      Obrigado pelo carinho, como costumo dizer, relembrar o passado nos mostra um futuro melhor, no minimo nao cometeremos os mesmos erros hehehe. é uma viagem boa.
      bjs

      Excluir
  13. Oi Tony! Saudades de vir aqui! Voltei tambémmmmmmmmm! Amei o que falou sobre o assunto pai e filha lá no blog, vc devia ler aquele livro, iria gostar, e venho aqui e encontro esse texto! Adoro seus textos e imagino vc menino tímido! Também sou assim, e fui na minha época mais jovem! ahahha A velha aqui! Mas pras meninas é mais fácil né! Beijos
    Paulinha
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/08/resenha-rainha-vermelha-rainha-vermelha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha, senti sua falta aqui. Obrigado pelo carinho. Sim, tímido, imagine. conseguir um beijo era complicadissimo hehehehe. mais fácil tirar um dez em matemática mesmo hehehehe.
      bjs

      Excluir
  14. Oi Antonio,

    Eu amo a fase da adolescência, gostaria de ter tido tempo para curtir a minha e vive-la mais intensamente. Digo isso, porque tive que começar a trabalhar aos 14 anos para ajudar em casa, então saia de casa às 5h da manhã para entrar às 6h no trabalho e depois ir para a escola e voltar para casa morta de cansada. Mas, como creio que nada na vida é por acaso e que precisamos viver intensamente tudo, esta época valeu a pena e foi de grande aprendizado.
    Hoje curto a adolescência dos meus sobrinhos e dos jovens meninos e meninas que passam pela minha e por eles tenho verdadeiro amor. Eles contribuem por manter a minha cabeça sempre adolescente. Hahaha.
    Amei o seu texto que me fez voltar um pouquinho no tempo e afirmar que tudo que vivi valeu super a pena, porque vivo com paixão e agradecimento.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania,
      Obrigado pelo carinho. Adolescência bem vivida sempre fica nas lembranças... eu tive uma boa adolescência, fiz praticamente tudo o que quis, inclusive comecei a trabalhar nessa época. bons tempos.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!