terça-feira, 28 de julho de 2015

RESENHA DO LIVRO VERME! DE JIM CARBONERA













Resenha do Livro VERME, de Jim Carbonera


Rino Caldarola é um escritor que anda em má fase com as suas ideias. Não anda produzindo muito, mas já teve obra publicada. Mora com seus pais em um apartamento duplex em Porto alegre – RS e uma irmã mais nova. O outro irmão mora na Espanha.

Rino sempre se sentiu meio o patinho feio da família, pois é o único que não tem exatamente um emprego, vive de aluguel de um apartamento que ganhou de herança de seus padrinhos.

Como a maioria dos escritores, ele é notívago, ou seja, uma pessoa da noite, horário que normalmente escrevem. E assim conhecemos seus hábitos e um pouco da noite urbana da cidade.

Tem um caso com uma moça que trabalha em um salão, Cauana, de descendência indígena, até que ele conhece Diana, com quem vai dividir vários momentos durante o livro, inclusive acompanhando uma banda de rock, a Quartel de Cerveja e para mim onde estão os melhores momentos.

O livro retrata as aventuras amorosas (ou não tão amorosas assim) de Rino e sua tentativa de retornar à escrita e ter o devido reconhecimento que todo escritor quer. E através de Diana ele consegue que um de seus contos publicados seja transformado em curta para uma turma de alunos de uma faculdade.

Jim Carbonera retrata através de seus personagens a paisagem urbana de Porto Alegre, muito pelo Underground (que gostei bastante), em uma narrativa livre e muitas vezes crua, principalmente nas cenas de sexo.

Sinceramente falando, gostei demais porque tinha momentos que eu achava que não estava lendo um livro e sim participando da vida de alguém, de tão realista a narrativa.
E para mim é essa a maior qualidade do livro.


Antonio Henrique Fernandes Neto

Capitão deste Navio Errante e Resenhista do Arca Literária em parceria.

20 comentários:

  1. Oii,
    Não conhecia o livro, não faz muito meu estilo mas fica feliz que tenha gostado e se sentido na vida de alguém, porque realmente essa é uma das melhores qualidades de um livro.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória,
      Um bom livro tem que fazer o leitor se mexer de alguma forma, e quando acontece, prova que o livro foi bem escrito.
      um abraço,

      Excluir
  2. Olá, Antonio. É tão bom quando a narrativa é real e parece que estamos participando da vida do personagem, né? Sinceramente, não é o meu estilo de leitura, mas fico feliz que você tenha gostado!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana
      Realmente o livro é interessante por esse aspecto, e a leitura é muito crua, muita gente não aprecia, mas isso não tira o mérito do livro, é claro.
      um beijo.

      Excluir
  3. Olá Antonio Henrique, um livro diferente para mim esse está mais para YA e não conhecia.
    O importante é isso mesmo, um livro que mexe com nossas emoções e que pelo menos em algumas partes nos deixa empolgados. Por exemplo, hoje terminei Iluminadas de Lauren Beukes e fiquei completamente atordoada por muitas vezes, um suspense de arrepiar.
    Verme fica anotado aqui, beijo
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mila,
      Livro bons tem essa capacidade. em algum momento vai mexer com a gente.
      bjs

      Excluir
  4. Oie!!!
    Não conhecia o livro, achei a história super interessante, porém não sei se faz muito o meu perfil; irei indicar para os amigos com certeza.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem o autor e achei a premissa bem interessante, porém não sei se eu o leria agora, no momento estou em uma fase em que quero ler distopia e fantasia rsrs, mas com certeza o livro já está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gio,
      Ah, eu entendo esse negócio de fase hehehehe. tb gosto muito de distopia e fantasia, mas o livro realmente é bom. Quem sabe mais à frente né.
      bjs

      Excluir
  6. Olha tenho que confessar que não conhecia esse livro, mas a sua resenha me chamou bastante atenção, até porque é um gênero que eu vou gostar bastante. Adorei saber que tem romance. Mas eu estou atolada de livros no momento, então quando puder procurarei esse livro para fazer a leitura =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resumo-do-mes-julho.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,
      Obrigado, e espero que goste da leitura, quando a fizer.
      bjs

      Excluir
  7. Oi Antonio, tudo bem

    Que bons ventos o trazem capitão!!!

    Eu concordo com você, o melhor que o livro pode nos dar é vida, e quanto mais real a narrativa, mas especial ele se torna. É interessante entrar na vida de um escritor, profissão que nós blogueiros admiramos, mesmo que seja só na ficção. Parece ser uma leitura interessante, embora não seja muito do meu estilo.
    Estava com saudades dos seus textos e das suas dicas.
    Beijinhos.
    Cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,
      como eu disse na resenha, é uma leitura nua e crua, um retrato de um personagem. Obrigado pelo carinho e estou de volta kkkk.
      bjs

      Excluir
  8. Olá!
    Adorei a resenha, pois você destacou um ponto que eu gosto muito em livros, que é a narração fluir tão bem como se os leitores acompanhassem a vida dessa pessoa. Com certeza é um livro que eu leria.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Antonio...
    Eu gostei bastante da sua resenha e o livro parece ser realmente muito bom, porem ele não faz muito o meu estilo, por isso dessa vez vou deixar passar a sua indicação.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara,
      Obrigado, quando puder e tiver vontade hehehehe.
      bjs

      Excluir
  10. Ola Antonio a leitura fluiu bem quando parece que estamos em um bate papo com os personagens em nossa sala. Gostei da premissa do livro e já fica anotado sua super dica. abraços

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,
      Exatamente, parece um bate papo mesmo. a gente fica dentro da história.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!