sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Clássicos ou novos?

Clássicos ou novos?




Ainda existe espaço para livros clássicos nas estantes? Ou será que com tantos autores, nacionais e internacionais na atualidade, esses nossos livros clássicos ficaram sem lugar?

Isso depende muito de quem lê e quem gosta de ler. Temos que ter em mente que os livros chamados clássicos têm essa nomenclatura não à toa, pois foram muito uteis em nosso desenvolvimento escolar e até mesmo fora dela.

O primeiro livro que eu comprei e para chamar de meu foi O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas e a ele seguiram-se outros. Mas posso dizer que utilizei muito os serviços de nossa Biblioteca Municipal, ali eu conheci autores nacionais como José de Alencar, Machado de Assis, Jorge Amado, e internacionais como Shakespeare, Mary Shelley, Alexandre Dumas (pai e filho) e muitos outros.

Acredito que é importante conhecer os grandes autores do passado para que possamos entender como chegamos até este momento na literatura mundial. Até porque eles estão sempre sendo reinventados.

Por exemplo: não faz muito tempo e eu comprei (finalmente) O Pequeno Príncipe para minha filha, e não é que dias depois encontramos na livraria uma continuação do livro? O retorno do Pequeno Príncipe. Claro que não é o mesmo autor, até porque Antoine de Saint-Exupéry morreu faz tempo.

E recentemente eu adquiri um exemplo de A Odisseia, de Homero, em narração, não em versos, como o original. Ou seja, atualizaram um clássico para melhor entendimento nos dias atuais. Eu gostei, apesar de não ter tido ainda a oportunidade de ler, mas já está guardado.


Tenho certeza que há sim espaço nas estantes para esses clássicos. E muito bem acompanhados de obras atuais, pois vivemos um período bem homogêneo, nacional e internacionalmente falando. Já li obras fantásticas, tanto daqui quanto de lá.

Escrever, ou ler, nunca foi modismo. É uma necessidade. E a leitura está aí para atender a todos os gostos. Clássico ou não.


Antonio Henrique Fernandes

Capitão deste Navio Errante.

40 comentários:

  1. Olha na minha opinião eu sou mais do tipo que lê livros ATUAIS.
    Os clássicos eu lia na escola para fazer aquelas benditas provas sabe?
    Eu fiquei até com trauma de leitura nacional depois disso e nunca mais peguei nada.
    Mas depois que fiz o blog e comecei a ter contato com outros autores eu vi que não era nada do que eu pensava. Porque os atuais tem uma narrativa gostosa...Uma linguagem que entendemos melhor. Quanto os clássicos é aquela narrativa arrastada. Linguagem muito formal e cansativa que me dava sono pra vc ter uma ideia. Não tinha paciência. As vezes ia fazer a prova sem ter lido o livro inteiro, porque eu não conseguia de jeito nenhum.
    Mas mesmo assim ai depende do gosto de cada um né? Tem uns hoje em dia que gostaria de ler. Mas AGORA depois de grande. Porque antes eu não pegaria para ler não e também confesso, na minha estante não tem nada de clássico. Acho que Jane Austen pode ser considerado, mas é só também hehehee

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-vale-das-borboletas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,
      Muita gente tem um pouco de resistência aos clássicos justamente porque leram obrigado por conta da escola, e realmente, eu tinha essa resistência até que fui para a faculdade de letras e isso sumiu. A importância deles é vista atualmente na própria literatura contemporânea. Sempre serviram de inspiração.
      bjs

      Excluir
  2. Li Odisseia e Homero anos atrás e amei!
    Um bom clássico sempre cai bem né?
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rízia,
      eu tenho Odisseia, e preciso ler.... está em forma narrativa.
      bjs

      Excluir
  3. Olá! Sou apaixonada por clássicos. Tenho o livro O Alienista Caçador de Mutantes, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Confesso que prefiro mil vezes os clássicos e até gosto do estilo rebuscado de escrita, mas acho muito legal essa iniciativa da "reescrita" digamos assim, desses clássicos, com o intuito de auxiliar o entendimento da obra.

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena,
      Li muitos clássicos, tanto nacional quanto estrangeiro. a gente aprende muito.
      bjs

      Excluir
  4. Eu diria que 70% da minha estante é de clássicos. E boa parte deles já lidos, [re]lidos...
    A literatura atual não me cativa... não concordo quando falam em linguagem arrastada, tem clássicos que realmente tem linguagem difícil como Os Lusíadas, por exemplo,que foi maçante ler... mas outros tem uma trama escrita décadas atrás que condizem com uma realidade que temos até hoje...
    Acredito que muitas pessoas fogem dos clássicos por ter sido leitura obrigatória na escola... E acredite, nunca precisei ler algum obrigada por professor de literatura, porque quando eles indicavam algum, geralmente eu já tinha lido por conta própria, em várias visitas à biblioteca...

    Acho que é mais preguiça de forçar a mente a pensar além, então preferem esses livros atuais, que vendem como' água', que na maioria assustadora dos casos, são mais do mesmo. Se você reparar, o autor best-seller de hoje, que publica 300 livros num ano não muda a fórmula de escrever, NUNCA. se você pega um livro e outro, a temática é sempre igual, batida... e eu saturei já... ando até meio impaciente com o que anda sendo publicado hoje em dia e sendo chamado de 'livro'. Muitos me taxam de preconceituosa, mas não dá pra considerar um livro mal-escrito, que não acrescenta nada de últi pra mim como sendo um bom livro...

    Enfim, me alonguei demais no comentário... Concordo e muito com você quando diz que os clássicos devem ter espaço na estante.

    Que tenham mais Balzac, Machado, Álvares, Rimbaud, Allende, Tolkien, Pessoa, Orwell e mais uma gama de escritores excelentes, que se não fossem bons, até hoje não seriam lembrados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Valéria,
      Já gostei de sua estante, e claro, que depende do clássico, eu até hoje nao consegui ler Memórias póstumas de Bras Cubas de Machado de Assis, mas um dia pretendo terminar.
      Gosto de uma estante bem eclética.
      bjs

      Excluir
  5. Oi antes de qualquer coisa quero parabeniza-lo pelo post muito bacana curti muito , eu tenho de admitir que a grande maioria dos livros que ja li na vida são livros mais atuais , os clássicos mesmo li na época da escola para os trabalhos de literatura (admito que na época não gostei muito ), hoje em dia ja me aventurei a ler alguns inclusive estou planejando algo para postar no meu Blog , acho muito importante conhecer livros clássicos e mesmo não lendo muito os poucos que li me enriqueceram muito , e acredito sim que a espaço para ambos
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Obrigado pelo carinho, normalmente os clássicos são obras que se leem na escola, mas por obrigação, e nao deve ser assim. Mas recomendo que leia. servem de referência.
      bjs

      Excluir
  6. Ooi,
    Acho que a leitura dos clássicos depende bastante do estilo do leitor, mas eu particularmente acho extremamente importante a leitura deles! Como você mesmo disse, eles não são clássicos a toa, a escrita e o conteúdo conquistaram muita gente na época em que foram lançados e muitas vezes vão nos conquistar também já que muitos clássicos tem essa característica de serem atemporais.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi,
      Os clássicos ainda têm muita coisa a nos dizer e ensinar. eu acho importante sim a leitura deles.
      bjs

      Excluir
  7. Não estou acostumada a ler clássicos, só li 1 de época esse ano! Os livros da atualidade me chamam mais atenção, acho que isso vai de leitor para leitor.

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Sim, temos bons livros atualmente, mas não se pode negar a importância dos clássicos.
      bjs

      Excluir
  8. Oi!
    Concordo com sua opinião, acredito que há espaço para livros clássicos e modernos na estante de todos. Eu leio mais livros atuais, mas minha autora preferida continua sendo Jane Austen e tenho muita curiosidade sobre os livros de José de Alencar, por exemplo. Sem contar que essas adaptações que encontramos são ótimas para quem quer conhecer a história sem arriscar no original...
    Abraços
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Evelise,
      Sempre tem espaço para clássicos, até para novas releituras desses livros.
      bjs

      Excluir
  9. Olá!
    Tabém concordo com sua opnião clássico ou não tem espaço para todos.
    Eu leio mais livros atuais confesso, mas vendo seu post vou procurar mais cássicos pra ler.
    Adorei seu post, bjs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Carolina,
      O importante é ter uma estante bem democrática.
      bjs

      Excluir
  10. Oi Antonio, tudo bem
    Eu sou suspeita para falar, pois eu gosto muito dos clássicos. Temos excelentes livros na atualidade, mas os antigos tinham uma visão de mundo que se perdeu, eles eram fantásticos, eram pensadores, formadores de opinião. Textos inteligentes, não textos comerciais. Infelizmente hoje, temos muitos assim, histórias que vendem. Não reclamo, pois gosto delas também, mas sinto falta de desafios.
    Então, que eles sejam atualizados para que todos tenham acesso, ainda hoje,
    Gostei muito da postagem.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,
      Exatamente, eram textos mais inteligentes, que mexiam e mexem com a gente, faz refletir. Obrigado pelo carinho de sempre.
      bjs

      Excluir
  11. Ainda tem espaço sim, porém ainda existe um preconceito muito grande dos clássicos, a forma que ele ainda é imposto nas escolas assusta e faz com que muitos criem repulsa por esses livros. Creio que esse espaço ainda venha muito dos leitores se permitirem conhecer as obras e das editoras deixa-las cada vez mais convidativas.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Neyara,
      Temos que combater esse preconceito, principalmente na escola, livros não têm que ser impostos e sim conquistados.
      bjs

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu adoro os clássicos, mas lia mais quando estava no ensino médio. Minha ''carreira'' acadêmica tem me tomado um tempo danado, então tenho me aventurado mais em histórias mais atuais. Eu acho que os clássicos tem um valor tão, mas tão importante atualmente, acho que as pessoas não podem se esquecer deles. Eles são diferenciados sim. Acho que muitos autores escrevem para vender e não porque gostam e isso me frustra. Um exemplo de frustração, são as fantasias e distopias lançadas nos últimos três anos... Todas iguais, só mudam o nome. Enfim, um post bem reflexivo. Gostei. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise,
      Obrigado pelo carinho. o povo de hoje gosta tanto de saga, vamos propor que leiam O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo. Temos excelentes autores e a muitos clássicos.
      bjs

      Excluir
  13. Gosto muito dos clássicos, o primeiro livro que li foi Monteiro Lobato (hahahaha, mas eu tinha 12 anos, então ignore), mas depois quando estava um pouquinho mais velha, peguei um romance de 1990 pra ler, No jardim das tulherias, foi ele que tornou leitura um vício pra mim, e muitos do que li quando era mais nova e não tinha dinheiro para comprar foram na biblioteca municipal também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina,
      Monteiro Lobato é o nosso primeiro clássico, depois vem os outros hehehe. O problema é que normalmente essa primeira leitura vem na escola e é coisa imposta. Aí nao fica legal.
      bjs

      Excluir
  14. Ótimo post!!!
    Não sou muito de ler clássicos, não pq não gosto e sim por falta de tempo, na minha visão para ler e gostar de uma clássico tem que ler com calma e devagar, degustar mesmo sem pressa. Classicos ou atuais andaram sempre juntos, pois se vc for ver, os atuai sempre citam os classicos e assim a vida segue.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brubs,
      Obrigado, e é exatamente isso, para ler um clássico tem que ler com calma, paciência e cuidado, pois a leitura exige isso, faz refletir. Mas é sempre recomendável.
      bjs

      Excluir
  15. Oi Antonio!!!
    acho que como leitores deveríamos nos aventurar a todo tipo de leitura, e concordo contigo clássico não é clássico atoa. não acho que todos devem amar, mas tentar não faz mal a ninguém afinal. Eu pessoalmente tenho alguns que gosto muito mas ultimamente não tenho lido quase nenhum.... porém quero mudar isso ;)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais,
      Uma leitura de clássico só faz engrandecer, nao diminui ninguém e aumenta sua capacidade cultural. Todos devem ler algum um dia. né.
      bjs

      Excluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu gostei muito do texto. Eu sinceramente não sou uma grande fã de clássicos, a minha professora passou algumas leituras obrigatórias e eu não gostei, porém eu tenho vontade de pegar algum que realmente chamou a minha atenção e ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana,
      O Problema dos clássicos é que a maioria foi passada como leitura obrigatória nas escolas ou faculdade, e para a gente ter prazer na leitura tem que querer, não ser obrigada a ler.
      bjs

      Excluir
  17. Olá, tudo bem?

    Bem, sou do tipo leitora eclética e paseio dentre os gêneros literário e tb entre livros contemporâneos e clássicos nas minhas leituras. Confesso que atualmente leio mais os livros contemporâneos, porém, gosto de um bom clássico e leio ambos sem problema nenhum, eles sempre vão ter espaço nainha estante e acredito que na da maioria das pessoas também. XD

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Clássico não tem idade. pode ser lido a qualquer época. Parabéns por ser eclética.
      um abraço,

      Excluir
  18. Eu gosto muito dos clássicos,claro que geralmente a leitura não pe fácil e ágil,então não leio tantos quanto gostaria,mas minha estante está cheia deles,tem uns que quero ler desesperadamente,mas infelizmente essa escravidão das parcerias acaba me afastando cada vez mais dessas leituras,mas acho que isso nem é muito uma desculpa.
    Eu acho que a leitura desse gênero está meio esquecida,com tantos lançamentos a cada dia,tantos livros da moda nas prateleiras,somente quem ama esse tipo de narrativa acaba lendo de fato,mas geralmente temos blogueiros que se levantam em favor deles e fazem seus seguidores irem atrás de um ou outro clássico,então acho que é isso que devemos fazer,ler um pouco de tudo e incentivas família,amigos e seguidores a redescobrir esses tão preciosos livros.

    Lindo post,ótima discussão!!

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Biazinha,
      Realmente não é uma leitura fácil, mas tem muita coisa a ensinar e fazer refletir. Temos muito mais opções atualmente, e isso é bom.
      bjs

      Excluir
  19. Olá Antonio!
    Eu prefiro os livros modernos. Não sei se tomei trauma com os livros da escola que éramos obrigados a ler os clássicos. E também a linguagem rebuscada que acaba me afastando dessas história. Eu comecei a ler já adulta, então depois da escola nunca mais li livros clássicos. Quero quebrar essa barreira, mas não sei quando.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen,
      Verdade, concordo com você, os clássicos eram leituras obrigatórias nas escolas e isso tirou a vontade de ler de muita gente. Temos que fazer isso mudar.
      bjs

      Excluir
  20. Olá

    Eu gosto dos novos e dos clássicos, não tenho preconceitos. Mas ainda existe muita gente que tem esse preconceito mesmo. Mas acredito que o problema maior seja o fato de a escrita de alguns clássicos serem um pouco mais cansativas.

    Adorei seu post, este é um tema muito nom

    Beijis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Uly,
      É como falei em outros comentários, parte desse preconceito ou má vontade de ler um clássico vem da época da escola. Quanto à escrita, era por conta da época em que foram escritos, mas isso dá pra tirar de letra.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!