segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Resenha crítica do filme INTERSTELLAR

Resenha crítica do filme INTERSTELLAR



sinopse.

Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta.


trailer.





Há um consenso que diz que quando assistimos a um filme esperamos que ele tenha um ótimo roteiro, a despeito do gênero do filme.

Interstellar é um filme de Christopher Nolan, uma aposta arriscada na ficção científica. Mas o homem tem know-how. Vide a trilogia Batman e o filme A Origem.

O filme se passa em um futuro não muito distante, onde as reservas naturais da terra foram praticamente consumidas e a população mundial vive os efeitos do aquecimento global. 

Cooper é um ex-piloto que virou fazendeiro e vive na fazenda com seu sogro e dois filhos, sendo que o rapaz, Tom, o ajuda nas colheitas e a menina, Murph tem seu pai como ídolo, além de ser muito inteligente.

Por conta de um fato inusitado ocorrido em um dos cômodos da casa, Cooper e Murph descobrem uma instalação secreta da Nasa e assim ele é chamado por John Brandt para ser o piloto de uma nave que tem por finalidade encontrar um planeta compatível com a humanidade para que assim se possa fazer uma espécie de transferência, pois o fim de nosso planeta é inevitável.

Em uma nave com a filha de Brandt e mais dois cientistas, Cooper parte deixando para trás os filhos e o sogro, em uma viagem que pode não ter um retorno, apesar de ter feito uma promessa a Murph de que ia voltar.

A partir de então o filme entra no que podemos chamar de ficção científica, intercalando momentos na nave e na terra, onde Murph, mesmo com raiva do pai, ainda o espera.

A trama do filme é muito interessante, obrigando a quem assiste a prestar bem atenção aos detalhes.

Enquanto problemas vão surgindo durante a viagem dos astronautas, o tempo vai passando na Terra, pois o tempo passa diferente, relativamente falando, enquanto lá passa-se horas, dias, na terra são anos.

Até que vemos uma Murph adulta, trabalhando para o cientista que mandou o seu pai para o Espaço, atrás de um novo lar para a humanidade. E mesmo com todo esse tempo, ela nunca deixou de acreditar que seu pai retornaria.

E quando parece que está tudo perdido, acontece o milagre.

Gostei do filme de várias formas... Ele não tem aquela narrativa intensa, de filmes de ação. Na realidade é bem ao contrário. Mas o roteiro, a trama é tão densa que não vi o tempo passar (e o filme é longo); Nolan fez um filme correto, sem firulas, e às vezes lembra até mesmo um pouco o filme de Stanley Kubrik, 2001, Uma Odisséia no Espaço. Sim. Tem robôs inteligentes. E para completa foi realizada uma extensa pesquisa sobre espaços temporais, relatividade, buraco de minhoca (sem a qual a viagem seria impossível e sobre buracos negros.

E há, claro, os antagonistas, que tornam a essência do filme muito mais dinâmica. Você se pega torcendo, evidentemente, para que tudo termine bem.

E aí Nolan nos entrega o final... que final!! Eu não esperava. E foi uma completa surpresa, que valeu cada minuto assistido do filme.

Fazia muito tempo que eu não via um filme desse naipe. E eu simplesmente adoro filmes de ficção científica. Não coisas surreais, ou como as distopias que fazem a fama agora, mas filmes mais simples, que contam uma história, ou em nosso universo conhecido ou em mundos pelo Universo afora (como o filme O Destino de Júpiter, que fica para uma outra resenha crítica).

Me pareceu um resgate ao gênero, que andava um pouco abandonado. Há claro muitos filmes de ficção científica, mas muitos deles estão mais voltados para a ação do que para o gênero de ficção científica mesmo. O mesmo acontece com os roteiros. Muitas vezes relegados a ação e nada mais.






O Elenco foi primoroso, e as atuações foram excelentes. Michael Caine, ganhador do Oscar, Matthew MacConaughey, Anne Hathaway, John Lithgow, Matt Damon e muitos outros.


Recomendo.

Semana que vem, tem a resenha crítica de O Homem-formiga. Aguardem.


Antonio Henrique Fernandes
Capitão deste Navio Errante.


17 comentários:

  1. Olá, Antonio. Grandes nomes compõe esse filme. Não havia dado a devida atenção para ele, mas sua resenha me deixou muito curiosa a respeito deste filme. Não sou muito de ver filmes com a trama do tipo, mas irei dar uma chance a este e assistir este final de semana. Ótima dica!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Carolina, olá,
      eu recomendo, pois a trama do filme é muito boa. nao deixe faltar a pipoca.
      bjs

      Excluir
  2. Oi Antonio...
    Não conhecia o filme, mas gostei de sua aprovação.
    Quando tiver oportunidade irei assistir.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quero MUITO assistir esse filme, acho que irei fazer isso neste fim de semana se tiver um tempo livre. Achei a premissa velha, mas pelos atores maravilhosos que fazem este elenco, tem tudo para ser maravilhoso. Gostei do post! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Gabrielly,
      O elenco é excelente, vale a pena muito ver esse filme. para quem gosta de ficção é a melhor pedida.
      obrigado pelo seu comentário.
      bjs

      Excluir
  4. poxa, adorei tua resenha, muito bem estruturada. ^^
    Ainda não vi o filme, e já quero assistir, depois de ter lido o post, a vontade aumentou...
    Eu curto muito Distopia, mas essas que fazem a fama hoje em dia estão a anos-luz de uma obra clássica, como 1984, por exemplo... Como você falou, hoje dão mais ênfase à ação que a FC mesmo, isso desanima um pouco... bom saber que diretores como Nolan estão resgatando esse valores...
    Parabéns pelo post...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria Valéria,
      O filme é muito bom e inteligente, mexe com a gente. espero que aproveite bastante o filme.
      bjs

      Excluir
  5. Eu tinha visto falar do filme, mas eu não tinha me interessado tanto.
    Mas agora lendo a sua resenha sobre ele eu fiquei bastante curiosa para saber o que acontece.
    Espero poder gostar bastante, porque gosto desses filmes que inclui um mistério por trás e também
    que vão para o desconhecido sem saber o que vai acontecer. Filmes assim normalmente me prendem. Pensei que seria desse jeito com GRAVIDADE com a Sandra Bullock sabe? Mas pelo cristo, aquele filme me fez dormir hahahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/dia-de-quote-7.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,
      Gravidade é lento... Interstellar tem um ritmo bom, mas o mais importante nele é a história. Ficção na melhor parte.
      bjs

      Excluir
  6. Oi Antonio, tudo bem
    Não sei se já comentei, por isso vou falar: adorei o seu novo layout, ficou ótimo, parabéns!!!
    Bons ventos o trazem capitão!!!!
    Adorei sua dica, eu simplesmente considero Michael Caine um grande ator, se tem ele no elenco, para mim é suficiente. E ainda conheço os outros atores que também são muito bons, em minha opinião. O diretor já começou acertando com o elenco. Estou super curiosa para descobrir esse milagre e esse final bombástico, risos... Vou procurar por ele, gostei muito.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cila, fico feliz que tenha gostado. O navio continua errante, mas de cara nova hehehehe. o filme é bom, pode conferir.
      bjs

      Excluir
  7. Olá, boa noite!

    Não conhecia o filme e gostei da indicação, nome anotadinho aqui, a história me parece ser bem legal e fiquei curiosa para conhece-la melhor.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    Não conhecia o filme e não gostei muito da promissa. Vou deixar passar a dica dessa vez :/
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Amanda,
      Obrigado pelo carinho. Que pena, o filme é realmente bom, mas quem sabe na próxima.
      bjs

      Excluir
  9. Adorei! Eu adoro ver Matthew participando de filmes, sigo muito os filmes deste ator, sempre me deixa impressionada em cada nova produção. É espectacular, superou as minhas expectativas, adoro os filmes de Matthew Mcconaughey, considero que é um excelente ator, o vi em Ouro E Cobiça, adorei! Já a viste? Eu recomendo, este filme é um dos bons filmes de drama que estreou o ano passado. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver.

    ResponderExcluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!