terça-feira, 11 de agosto de 2015

Resenha do livro Neve na Primavera

Resenha do livro Neve na Primavera




Duas nevascas separadas por aproximadamente 80 anos. Duas mulheres separadas pelo tempo, mas com uma coisa em comum: ambas tiveram uma perda irreparável em suas vidas.

Coincidentemente as duas nevascas aconteceram no mesmo período, final de estação, e nas duas situações a nevasca foi muito forte. O palco fora o mesmo, a cidade de Seattle, nos Estados Unidos. Tal fato fora conhecido como Blackberry winter, em uma tradução livre o inverno das amoras-pretas.

A autora intercala a história das duas mulheres, VERA RAY e CLAIRE ALDRIDGE.

A primeira viveu no período da primeira nevasca, em plena depressão que acometia o país inteiro. O ano era 1933. Vera morava em um apartamento nos altos de um bar frequentado por todo o tipo de gente, e ela tinha uma criança, Daniel, de apenas três anos de idade, filho do grande amor da vida dela, Charles Kensington.

A segunda, CLAIRE, vive nos tempos atuais, e é uma conceituada repórter que trabalha para o Seattle Herald, e é casada com Ethan Kensington, seu editor-chefe. Seu casamento está passando por momentos difíceis, desde um acidente que sofreu há um ano e as sequelas ainda estão muito enraizadas em seu coração.

VERA passa por muitas dificuldades para se manter e a seu filho, chegando a trabalhar dois turnos para conseguir pagar o aluguel do apartamento onde mora e conseguir comer, o que naquela época, era muito difícil, pois o período da depressão nos Estados Unidos, desde a queda da bolsa em 1929, fez muita gente perder dinheiro, ricos ficaram pobres e os pobres ficaram mais pobres ainda. E é nesse cenário que vivenciamos as lutas de Vera para cuidar de Daniel, que ainda assim é feliz. Até que um dia sua vida se transforma e tudo vira de cabeça para baixo, junto com a nevasca fora de estação.

CLAIRE, por outro lado, recebe a incumbência de escrever uma história para o jornal onde trabalha, e o tema nada mais é que a nevasca que tinha acontecido naquele dia e há 80 anos atrás. Enquanto tenta equilibrar o seu casamento em uma linha frágil, ela encontra alguma coisa realmente interessante para pesquisar. E é isso que vai unir, mesmo em épocas distintas ela e VERA.

E é justamente dessa pesquisa que CLAIRE está fazendo para seu artigo sobre as nevascas que surge algo que vai unir de vez essas mulheres.

A autora descreve muito bem e de forma delicada as atuações das duas personagens dentro de seu infortúnio, e os coadjuvantes são sensacionais, principalmente a amiga de CLAIRE, a ABBY e DOMINIC, dono de um café que está com seus dias contados.  Do lado da VERA, não há como deixar de falar sobre CAROLINE e GWEN, que muito a ajudaram. Não tem como não sentir a mesma dor que ambas sentiram.

Li em três dias esse livro, que veio em e-book, e gostei bastante. Apesar de todo o drama narrado ele não é um livro piegas, ou excessivamente dramático, na realidade ele tem até um suspense, que faz você ficar querendo o final logo. O tom está no tamanho certo e o final foi inesperado. Méritos para a escritora que amarrou todas as pontas de sua trama.

Recomendo.


Antonio Henrique Fernandes Neto
Capitão deste Navio Errante e Resenhista do Arca Literária em parceria


20 comentários:

  1. Oi, Antonio!
    Acho que vou adorar esse livro! Gosto do gênero drama, principalmente quando não é aquele "dramalhão". É drama pela história enfrentada e, nesse caso, a história em questão é muito triste. Gostei de saber que a narrativa da autora é tão boa! Espero ler em breve.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran,
      Vai sim, tenho certeza, principalmente por não ser dramalhão e a gente acaba se pegando torcendo por um final feliz.
      bjs

      Excluir
  2. Olha uma das minhas colaboradoras leu esse livro e disse que ele nos passa uma mensagem muito linda. Eu quero muito ler esse livro, pois não conheço nada da autora ainda. Espero poder gostar bastante, porque a trama me chamou bastante atenção. Eu gostei também da sua resenha, porque além de estar muito bem explicada, ficou muito bem escrita. Parabéns viu?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-perdida.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,
      O livro passa sim, é uma história tocante. Obrigado pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  3. Ola Antonio como mãe a premissa já deixa meu coração apertado para saber o que aconteceu com as crianças. preciso comprar e ler logo o livro, fico feliz que a escrita da autora tenha fluido muito bem. A capa é um destaque a parte linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,
      O Livro mexe com a gente que é pai e principalmente quem é mãe. É tocante, mas sem apelação.
      bjs

      Excluir
  4. Oi Antônio
    Esse livro está na minha listinha há um tempo e foi muito bom ver sua opinião sobre ele!
    Adorei a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Andei lendo algumas resenhas desse livro recentemente, e me parece que todo mundo está gostando. Não fiquei muito curiosa para lê-lo, pelo menos não agora, acho que não conseguiria ler uma história desse "tema" no momento, mas quem sabe uma outra hora...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Achei o livro bem interessante, e ainda não tinha visto nada sobre ele, acredita?
    Gosto de livroa assim, bem amarrados, com drama e emocionantes, espero ter a oportunidde de lê-lo em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina,
      Sim, o livro é muito tocante, e te pega, vc acaba nao querendo largar e saber o que vai acontecer.
      bjs

      Excluir
  7. Olá Antônio!!
    Já tinha lido outras resenhas dele e achei bem interessante, sua resenha bem positiva ajuda na curiosidade para uma leitura. Gosto de drama e creio que esse pode me agradar sim.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,
      Pode ler tranquila. É um drama sem ser forçação de barra.
      bjs

      Excluir
  8. Olá Antonio
    Só escuto coisas maravilhosas desse livro que eu confesso que vendo pela capa jamais esperaria. Sua resenha está muito boa e me deixou bem curiosa para a leitura

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara,
      Obrigado e a leitura é muito boa mesmo, tocante, e te pega.
      bjs

      Excluir
  9. Eu li e gostei bastante, até chorei copiosamente no final hahahaha
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brubs,
      O livro toca mesmo a gente né. gosto de livros assim, pois significa que nos transportou para dentro dele.
      bjs

      Excluir
  10. Olá Antonio!
    Estou com o livro pra ler e me agradei muito da sua opinião.
    A história me pareceu bem interessante e fiquei curiosa pra saber o que une as duas personagens.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!