terça-feira, 18 de agosto de 2015

Resenha do livro Sobre Mocinhos e Bandidos

Resenha do livro Sobre Mocinhos e Bandidos



Falar sobre a dicotomia mal e bem, bom e mau é sempre muito difícil, é um terreno pantanoso, do mesmo jeito que falar sobre o amor. Há sempre mil maneiras de escorregar e acabar saindo daquela linha que separa o senso comum do ridículo.

Fábio Diaz Mendes apresenta em Sobre Mocinhos e Bandidos 22 contos onde ele exemplifica o uso do mal e do bem. Exatamente onde termina um e começar o outro? Quando ser mau acaba sendo uma necessidade? Quando ultrapassamos a margem que separa um do outro? É evidente que quando lemos os noticiários diários, sejam televisivos ou digitais nos deparamos com diversos casos envolvendo pessoas que passaram por essas experiências.

Nem sempre dá para definir um do outro, ou seja, preto no branco, e passamos a passear por uma estrada mais cinza, onde um fato, ou circunstância transforma um cidadão comum em um agente do mal... ou do Bem.

Posso dizer que saboreei cada um dos 22 contos. E fiquei impressionado com a fidelidade de todos eles com a nossa realidade. Infelizmente passamos por um período difícil em nosso país, com leis e atos que dão a entender que o cidadão tem menos direitos do que os criminosos. Trabalho há 25 anos na Polícia e já vi centenas de casos semelhantes aos apresentados pelo autor.

E acrescento que foi muito difícil discernir o fictício do real. Cada conto, em sua particularidade, me dava um tapa de realidade. É muito fácil ficar revoltado lendo um conto de Sobre Mocinhos e Bandidos, e algumas vezes até é possível entender o lado do personagem, afinal, o que aconteceu ali poderia acontecer com qualquer um, até mesmo com você, ou comigo.

Um dos contos que mais me identifiquei foi o que retratou uma saidinha de banco, primeiro porque é um dos crimes que eu, como Escrivão de Polícia, trabalhei por diversas vezes, inclusive com resultados fatais, por reação da vítima, por nervosismo do criminoso que acidentalmente atirou, ou até mesmo por pura crueldade. Alguém sai do banco com muito dinheiro e do lado de fora, dois bandidos (ou mais) em um carro ou moto, sendo a moto mais usada por ser prática na hora da fuga, abordam a vítima, depois de receber a dica de quem estava no interior do banco, um comparsa que pode estar lá apenas observando quem saca grandes somas ou até mesmo um funcionário do banco.

Há um conto sobre acidente automobilístico, com vítima fatal, provocado por imprudência. Tudo por conta de uma decisão errada. Acontece com mais frequência do que a gente pode imaginar. Eu mesmo fui vítima de um, onde duas pessoas próximas morreram.

E tem um conto de uma página só. Sensacional.

O livro todo é uma mensagem que nos faz refletir sobre o ser humano, sobre decisões que tomamos que afetam outras pessoas, que pode ser legal, ou ilegal, às vezes legal, mas imoral. Vivemos um mundo cruel, cru e que depende muito do ser humano para continuar. No entanto, é justamente por isso que devemos aprender, com os nossos erros e com os dos outros.


O mal está aí, convive de mãos dadas com o bem, mas para qual caminho seguir só depende de uma decisão. Só uma.
Recomendo.



Antonio  Henrique Fernandes Neto
Resenhista do Arca Literária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!