quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Viagem Literária com Agatha Christie

VIAGEM LITERÁRIA




Olá meus caros navegantes, hoje o post será sobre a escritora Agatha Christie, mais conhecida como a Dama do Crime, título que coroa uma incrível carreira da mais bem-sucedida escritora de livros policiais.








 AGATHA CHRISTIE





Agatha Mary Clarissa Christie, mais conhecida pelo grande público como Agatha Christie, nasceu em Torquay, contado de Devon, Inglaterra a 15 de setembro de 1890, e morreu em Wallingford, Oxfordshire, em 12 de janeiro de 1976.

Ela foi educada praticamente em casa e até os 14 anos teve vários tutores e professores particulares. Com a morte do pai, Frederick, começou a viajar para vários lugares e aos 16 anos entrou para uma escola de aperfeiçoamento em Paris, onde conseguiu de destacar como cantora e pianista.

Em 1912 conheceu o Coronel Archibald Christie, que era piloto do Corpo Real de Aviadores e teve um romance tempestuoso com ele, no entanto, casaram-se em 24.12.1914. Do casamento tiveram apenas uma filha, Rosalind.

O primeiro livro que Agatha Christie escreveu foi The Mysterious Affair at Styles (O misterioso caso de Styles), em 1916, chegando a vender 2000 cópias, e olha que o livro foi rejeitado por seis editoras. Um de seus mais famosos livros foi escrito nessa época, O Homem do Terno Marrom, mas foi com O Assassinato de Roger Ackroyd que o sucesso veio, chegando a vender 5000 cópias.

Um episódio interessante de sua vida foi o seu desaparecimento logo após o marido dizer que tinha uma amante, Amanda Neele. Agatha Christie simplesmente pegou uma mala e desapareceu. Após 11 dias de busca, onde aviões, escoteiros, mergulhadores (ao todo 15000 voluntários) foram recrutados, nossa escritora foi encontrada em um hotel, utilizando-se do nome da amante de seu marido. Ao ser questionada apenas respondeu que tinha perdido a sua memória (danadinha né).

Agatha só conseguiria retornar à literatura após o seu segundo casamento e foi quando conseguiu a consagração como escritora de romance policial com o livro Assassinato no Expresso Oriente (li e vi o filme e recomendo).

E foi justamente nesse gênero que ela ganhou o seu apelido de Dama (ou Rainha) do Crime, tendo chegado a publicar mais de oitenta livros em sua carreira, e inclusive usando um pseudônimo, Mary Westmacott. Segundo o livro dos Recordes, o Guiness, ela é a romancista mais bem-sucedida da história da literatura popular em número total de livros vendidos, vez que suas obras juntas venderam cerca de quatro bilhões de cópias ao longo dos séculos XX e XXI.

Agatha Christie ainda detém outro recorde, o de livro mais espesso do mundo, um livro com mais de 4000 páginas contendo todas as aventuras da velhinha mais sapeca e inteligente do mundo, Miss Jane Marple, que juntamente com o detetive bela Hercule Poirot fazem a minha festa em seus livros.

Uma das características de seus personagens, tanto Poirot quanto Miss Marple, é a observação, fato que chegou a comparar esses personagens com outro mais famoso, acho que vocês, meus navegantes, já ouviram falar: Sherlock Holmes.

Eu sou fã dessa escritora e já li vários livros dela, tanto com Hercule Poirot quanto com a Miss Marple. Eu devorava todos os seus livros.

Livros publicados e famosos no mundo interior (alguns se tornaram filmes que você já deve ter assistindo alguma versão):


- O Assassinato de Roger Ackroyd;
- O Assassinato no Expresso Oriente;
- O Caso dos dez Negrinhos;
- Cai o Pano;
- O Homem do Terno Marrom;
- Morte sobre o Nilo (talvez o mais conhecido junto com o Expresso Oriente);
- A Extravagância do Morto;

















E muito mais, existindo ainda contos, peças de teatro e roteiros para TV.

Realmente não tem como negar que Agatha Christie é verdadeiramente a Dama do Crime. E Dama na vida real também, pois ela tem o título de Dame do Império Britânico, algo equivalente a Sir, título masculino.

Espero que tenham gostado.

Até a próxima.



Antonio Henrique Fernandes
Capitão deste Navio Errante.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!