quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Viagem Literária com Jorge Amado

Viagem Literária com Jorge Amado

Jorge Amado


Jorge Leal Amado de Faria nasceu a 10 de agosto de 1912 em Itabuna – BA e faleceu em Salvador a 06 de agosto de 2001, tendo sido um dos mais famosos escritores brasileiros de todos os tempos, tendo suas obras traduzidas para vários países, sendo que ainda foi o autor que mais teve obras adaptada para o cinema, teatro e televisão brasileira.

Gabriela, Cravo e Canela


Grandes sucessos como Dona Flor e seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra foram algumas de suas criações adaptadas para televisão e cinema.

Dona Flor e seus Dois Maridos

Mar Morto

Jorge Amado teve uma obra literária bem extensa, com 49 livros ao todo e seus livros foram traduzidos para 80 países em 49 idiomas, inclusive para o braile.

No seu estilo de livro, romance ficcional, o autor não tem ninguém que o supere no país, e em vendas, só é superado pelo escritor Paulo Coelho.

Filho do Coronel João Amado de Faria e de Eulália Leal, teve mais três irmãos: Jofre, Joelson e James.

Começou a sua vida literária cedo, e aos 14 anos fundou a “Academia dos Rebeldes”, em Salvador, grupo que desempenhou um importante papel na renovação da literatura baiana e muitos dos trabalhos eram publicados em revistas fundadas pelos seus membros.

Jorge Amado formado em Direito
Na cidade do Rio de Janeiro formou-se em Direito, mas nunca chegou a exercer a profissão, e foi ali, durante os anos 30 que travou seus primeiros contatos com o movimento comunista, tendo se tornado ainda um jornalista envolvido com política ideológica comunista. Foi até mesmo eleito deputado federal pelo PCB no ano de 1945. Como deputado uma das grandes vitórias foi uma emenda que garantiu liberdade religiosa na época que perdura até hoje e teve caso polêmico quando votou favoravelmente a uma emenda que proibia a entrada de japoneses de qualquer idade e procedência ao país.

Uma das principais características de sua obra está nos temas nacionais, mostrando os problemas e injustiças sociais, folclore, política, crenças e tradições, bem como a sensualidade do povo brasileiro.

Jorge Amado foi casado com a também escritora Zelia Gattai, que o sucedeu na cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras.
Amado e Zelia Gattai

Como escritor, Jorge Amado viveu exclusivamente dos direitos autorais da venda de seus livros.

São da leva inicial de obras Gabriela, Cravo e Canela, Dona Flor e Seus Dois Maridos e Teresa Batista Cansada de Guerra, retratos de uma época.

O autor era praticante da Umbanda e do Candomblé, do qual exercia o posto de honra de Obá de Xangô, no Ilê Opó Afonjá.

Jorge Amado era representante do chamado modernismo regionalista, juntamente com outros autores de grande representatividade, como Érico Veríssimo, Rachel de Queiroz, José Américo de Almeida, José Lins do Rego e Graciliano Ramos.


Em toda sua vida, foi um dos escritores mais premiados e condecorados do país, inclusive ganhando prêmios e comendas de outros países. Chegou a ser nomeado membro da Academia de Ciência e Letra da República Democrática da Alemanha, da Academia de Ciências de Lisboa, Academia Paulista de Letras e membro especial da Academia de Letras da Bahia.

Estas são algumas de suas obras, pois a lista é enorme.

·         Jubiabá, romance (1935)
·         Mar morto, romance (1936)
·         Capitães da areia, romance (1937)
·         Terras do Sem-Fim, romance (1943)
·         São Jorge dos Ilhéus, romance (1944)
·         Bahia de Todos os Santos, guia (1944)
·         Seara vermelha, romance (1946)
·         Gabriela, cravo e canela, romance (1958)
·         A morte e a morte de Quincas Berro d'Água, romance (1959)
·         Os velhos marinheiros ou o capitão de longo curso, romance (1961)
·         Os pastores da noite, romance (1964)
·         Dona Flor e Seus Dois Maridos, romance (1966)
·         Tenda dos milagres, romance (1969)
·         Teresa Batista cansada de guerra, romance (1972)
·         O gato Malhado e a andorinha Sinhá, historieta infanto-juvenil (1976)
·         Tieta do Agreste, romance (1977)
·         Farda, fardão, camisola de dormir, romance (1979)
·         Tocaia grande, romance (1984)



E assim terminamos mais uma viagem literária, esperando que tenham gostado de conhecer mais um pouco um dos maiores escritores nacionais de todos os tempos. Se não leu nenhuma obra dele, ainda dá tempo, corre na biblioteca ou na livraria mais próxima e adquira um.

Um abraço.



Antonio Henrique Fernandes

Autor e Capitão deste Navio Errante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!