terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Resenha do livro Mulato Velho de Michelle Louise Paranhos

Resenha do livro Mulato Velho de Michelle Louise Paranhos




Lendas. Folclore.  Costumes. Tradições. Um país do tamanho do Brasil tinha que ter tudo isso em dose cavalar. De todas as regiões nós temos lendas e tradições. Algumas delas envolvendo o país inteiro, como o lobisomem. Quem nunca ouviu falar do Saci? As lendas amazônicas são apaixonantes. Os nossos índios têm seus costumes e tradições, e é claro, suas lendas, como a índia mani, que era branca como a lua e no dia que morreu, foi enterrada em sua oca, de onde saiu uma planta, em noite de luar, que hoje conhecemos como mandioca (mani+oca = mandioca).

Mulato Velho é uma dessas. Uma tradição antiga, do tempo do império, mais precisamente criado em um quilombo.

Roberto recebeu o nome de seu avô e com ele o conhecimento de uma lenda, onde ele teria conhecido um velho mulato, de nome Bobo que um dia fez amizade com um garoto chamado Nico. E o mulato teria transferido todo o seu conhecimento para o menino, inclusive como fazer uma antiga receita que ele tinha aprendido com sua mãe, ainda no quilombo.

Bobo nasceu livre, mas tinha medo de ser escravizado e por isso, depois que a escravidão acabou e sua mãe faleceu ele resolveu viver sozinho em uma ilha próxima a cidade de Amarilis, no Estado do Rio de Janeiro, bem perto da Baia da Guanabara. E era nessa ilha que ele pescava o maior bagre da região, fato que deixava os outros pescadores boquiabertos.

Os outros pescadores só pescavam peixes pequenos, mas não ele. E é esse segredo, de como ele prepara o bagre para o prato que aprendera com sua mãe que a história nos apresenta. Um prato que leva o nome pelo qual era conhecido. O bagre do velho mulato, posteriormente Mulato Velho.

A narração é deliciosa, do mesmo jeito que a lenda que sustenta essa história. Eu particularmente adoro lendas e tradições. Moro na região amazônica, que também tem suas lendas, uma mais bela e interessante que a outra.

O Livro é curto, mas muito bom de se ler. E ainda tem gravuras de importantes passagens do livro.

E se alguém perguntar, eu respondo: sim a receita está no livro. 

Ficou curioso? Venha ler.






Antonio Henrique Fernandes
Capitão deste Navio errante e Resenhista do Arca Literária em parceria.

20 comentários:

  1. Olá Antônio
    Adoro lenda, folclore, mitos amo de verdade, conheço vários contos indígenas, como esse da mandioca que você contou, também o da vitória-régia, do guaraná, além dos mais conhecidos saci, caipora, até a lira do banheiro. Esse eu não conhecia ainda, e vou amar conhecer, estou tentando me programar para fazer algo ligado ao folclore em agosto, e quero ler alguns livros que contam nossas lendas e esse é uma boa pedida ^^
    Beijos

    www.poyozodance.blogapot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele,
      Conhecer as lendas de nosso país, de cada região é muito bom, pois conta muito de nossas origens. eu acompanho muito cada lenda.
      bjs

      Excluir
  2. Oiee ^^
    Sabe que eu nunca li um livro do folclore brasileiro? Tirando algumas histórias que eu li na escola e conheci quando mais nova, não sei muita coisa, não *-* mas tenho curiosidade de conhecer, até porque é a cultura do país, né? O livro parece ser muito interessante, fiquei curiosa para conhecê-lo ^^
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh,
      É bom a gente conhecer as nossas lendas, pois contam muito da origem de nossa região, estado e país.
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Antônio Henrique.
    Tem muito tempo que não leio folclore. O livro parece ser bem interessante e caso apareça uma oportunidade vou ler.

    bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gente, só li folclore no colégio, tem muuuuito tempo mesmo. Adorei essa história e fiquei curiosa para saber esse segredo e claro, a receita,hahaha, amo peixe.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Aproveite e tenha as duas coisas a história e a receita kkkk.
      bjs

      Excluir
  5. Nossa eu lia muitas histórias do nosso folclore brasileiro na época de escola e depois deixei o gênero meio de lado. Achei o livro bem bacana e nos ajuda a se aproximar de novo desse universo folclórico.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      Com certeza nos aproxima desse universo maravilhoso que conta um pouco da história de nossas regiões.
      bjs

      Excluir
  6. Ola.
    Nunca ouvir falar sobre esse livro. Parece ser bem legal de ler, do tipo que lemos numa sentada só. Adoro os folclores brasileiros, é um jeito ótimo de conhecer a cultura do local e seus moradores, como arquiteta, prezo muito os hábitos das pessoas, é muito importante. Fiquei bem curiosa pra saber a receita da mãe do menino *---*

    Bjos

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Stefani,
      Conhecer os nossos mitos, o nosso folclore é obrigação até para conhecer muito das nossas regiões, coisas que não estão nos livros de história.
      bjs

      Excluir
  7. Muito legal esse tipo de história! Até mesmo para apresentar a nossa cultura para os jovens. :D
    www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Antonio.
    Acho que nunca li um livro envolvendo o nosso folclore, um erro meu. Eu gostei muito da sua resenha e fiquei curiosa. Esse livro é perfeito para as escolas né?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara,
      Com certeza é... tem o tamanho ideal para os leitores de qualquer idade da escola.
      bjs

      Excluir
  9. Ótima dica,a gente quase não lê nada sobre nossas lendas e folclore e só por isso já fiquei com vontade de ler o livro. E são tantas histórias incríveis envolvendo essas lendas,é muito bom resgatar isso e mostrar as nossas crianças a cultura do nosso país. E ainda tem receita?? Vou procurar esse livro com toda certeza.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Biazinha,
      Acho que seria bom todos nós lermos, pois conta muito de nossas regiões, histórias que nao estão nos livros oficiais didáticos. e ainda tem a receite.
      bjs

      Excluir
  10. Oi Antonio! Saudades! Olha que também curto muito histórias sobre folclores e lendas! Não li nenhum livro inteiro sobre eles, geralmente são sempre contos. Adorei o livro e a premissa! Ótima resenha! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha,
      Saudades também. Que tal aproveitar agora para ler e atualizar o Folclore?
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!