terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Resenha do livro Pedras Negras, de César Luis

Resenha do livro Pedras Negras, de César Luis




A busca pela verdade. Quem nunca quis saber a verdade sobre alguma coisa? Principalmente nos mistérios que o mundo e o universo apresentam? Nós realmente estamos sozinhos no universo? Qual o sentido das pirâmides?

É a esse tipo de pergunta que Fernando Eastman tenta responder, como um estudioso do tema. Filho de Paulo Eastman, desde cedo Fernando foi apresentado aos mistérios da arqueologia e a perguntas que ninguém responde. Mora em Brasília, mas o seu lugar mesmo é no mundo, tentando responder a essas perguntas. Visitando sítios, conhecendo pessoas.

Quando seu pai desaparece, Fernando recebe um chamado do Professor Fontanoura, e ainda quando está no Aeroporto Internacional de Brasília, recebe um pacote contendo um caderno de anotações. Ao chegar em Cuzco, no Peru, e conversando com o seu antigo professor, Fernando toma conhecimento de um fato que dias antes teria mudado toda uma vila, e tudo diz respeito a Lenda de Orejona.

Orejona é, talvez, a maior lenda andina, ou uma das maiores, e ao saber que pode ter em sua posse algo que mudaria o modo de pensar de muita gente, Fernando, juntamente com Lia, uma aeromoça linda e batalhadora, e Rico, assistente do Professor Fontanoura, parte em uma busca pela verdade, visitando lugares místicos conhecidos pelo mundo, como Machu Pichu, a própria Cuzco, Arequipa, Titicaca, o maior Lago acima no nível do mar e Nazca.

Acontece que essa busca não é facilitada pelo governo peruano e boliviano, que querem impedir a todo custo que essa “verdade” seja encontrada e divulgada.

Personagens fortes, carismáticos e que deixam você muito à vontade.

Pedras Negras, do autor César Luis é um livro instigante, permeado de intrigas, teorias de conspiração (que são uma delícia) e uma incrível forma de apresentar alguns fatos apresentados na Bíblia cristã, como o Dilúvio e o Gênesis, a criação do mundo.

Citado no livro, eu já conhecia Erich Von Däniken, escritor suíço, muito famoso pelo seu livro Eram Os Deuses Astronautas?, em que apresenta sua teoria sobre a intervenção de extraterrestres na cultura humana. Inclusive a maioria das informações que mostra em seu livro parte da cultura andina, principalmente Incas (sem esquecer os Maias e os Astecas), a escrita, imagens (uma delas mostra o que seria um astronauta pilotando uma nave), esculturas e as não menos famosas Linhas de Nazca. (Uma visitinha ao Google e você também ficará impressionado)

O autor foi fundo nesse tema, e de forma criativa dá um livro que é ao mesmo tempo intrigante, que faz o leitor no mínimo fazer algumas perguntas, e que é um suspense, pois enquanto Fernando continua sua busca, tenta fugir do Governo Peruano.

Notei algumas falhas na revisão do livro, mas nada que impeça a boa leitura.  Também achei que a obra poderia ter sido melhor tratada na diagramação. Não há forma de capítulos, o que também não atrapalha o entendimento do livro.


Enfim, para quem gosta de teorias de conspiração com mistérios da Humanidade, o livro é excelente. Como Fernando teve que fazer, leia com a mente aberta.


Antonio Henrique Fernandes
Capitão deste Navio Errante e Resenhista do Arca Literária em parceria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!