segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

STAR WARS - O Despertar da Força

Resenha Crítica do filme STAR WARS – O Despertar da Força.






Então. Essa é uma crítica (ou resenha) bem complicada de fazer, porque não envolve apenas um filme, e sim uma saga inteira. Acredito que a maioria das pessoas sabe do que estou falando. Guerra nas Estrelas.

Sim, a saga que teve início em 1977 com o lançamento do filme Guerra nas Estrelas (ainda sem o subtítulo de Uma Nova Esperança, que veio depois). Um tremendo sucesso que conquistou fãs no mundo inteiro.

Seis filmes lá lançados, fora as animações e livros, criando um cânone mundial. Todo mundo lê, fala e assiste qualquer evento de SW.

E eis que depois de trinta anos do lançamento de Guerra nas Estrelas – O Retorno de Jedi, a Disney, que comprou os direitos da saga de seu criador George Lucas, anuncia mais uma nova trilogia cujo primeiro filme tem o título de O Despertar da força (The Force Awaken em inglês). O rebuliço que isso causou foi grande. A ansiedade também não era pouca, principalmente porque seria uma continuação de O Retorno de Jedi, incluindo os três personagens icônicos: Leia, Luke e Han Solo – sem esquecer C3PO, R2D2 e Chewbacca. Todo mundo estaria de volta.

Como seria rever (ou ver algo novo) da saga Star Wars? Como fariam os personagens que muita gente ama reaparecerem? E os atores?

JJ Abrams foi o diretor escolhido para o novo capítulo de Star Wars (para quem não conhece ainda o diretor, ele foi o responsável pela nova trilogia de Star Trek e ainda é o criador de Lost). JJ Abrams também é conhecido por ser fã da saga de George Lucas e tínhamos certeza que faria um excelente trabalho.


Bom, é aqui que entra a crítica.



Assisti ao filme no cinema, como um bom fã de Guerra nas Estrelas, e fiquei muito emocionado em rever todos os elementos da saga ali, a Milenniun Falcon, os robôs, Chewie e principalmente a primeira cena de Han Solo. Ansioso também para rever a princesa Leia, agora General.

Emoções à parte, tenho que dizer que o filme foi todo uma homenagem a Guerra nas Estrelas – Uma Nova Esperança... o início de uma nova jornada do herói.

A criança abandonada (Rey), que encontra um robô com uma importante mensagem (BB8) e vê seu mundo virado de cabeça para baixo de uma hora para outra (se alguém lembra do que aconteceu com Luke). Ao mesmo tempo que uma nova ordem do império cresce e dá trabalho aos rebeldes.

O vilão é Kylo Ren, que durante toda a trama vemos que luta uma batalha interna tendo ao mesmo tempo luz e o lado sombrio dentro de si e isso dá a entender que o personagem vai crescer bastante ainda.

Novamente temos uma busca ao robô, e isso acarreta mortes. E é nesse cenário que somos apresentados aos novos personagens que muito provavelmente farão o tripé com Rey: o desertor Finn e Poe, o melhor piloto dos rebeldes.




A apresentação dos novos personagens foi muito boa. E dos antigos também.

O filme apresenta ainda alguns mistérios a serem revelados, como o mestre de Kylo Ren, e o paradeiro do único jedi ainda vivo: Luke Skywalker.

O enredo em si não tem muito mistério. Mas apesar de todo o clima de homenagens há claro os seus problemas.

De novo uma estrela da morte? E desta vez com um diferencial... é um planeta inteiro.
Darth Vader está lá, mas como uma espécie de tutor pós morte de Kylo Ren. Mas só quem assistir ao filme entenderá a relação dos dois.

Como o império conseguiu se reerguer tão rápido e ser maior que os rebeldes? Novamente as mesmas lutas. Nesse front nada de novo.

Quem esperava por Luke terá que se contentar com o próximo filme.




E é o próximo filme que deverá amarrar mais ainda as pontas soltas deixadas por este filme. Algumas explicações deverão ser dadas (é o que espero), porque em alguns momentos a história ficava bem rasa.

Não vou me adentrar muito no filme sem o perigo de contar alguns spoilers... se é que alguém ainda não viu o filme.

De resto, espero que curtam o filme como eu curti. Sem pretensões algumas.

segue o trailer...




Antonio Henrique Fernandes
Autor e capitão deste Navio Errante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!