quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Um olhar sobre as pessoas

Um olhar sobre as pessoas





Muitas vezes nos tiramos férias e saímos para viajar, afinal, conhecer lugares é muito bom e enriquece nossa cultura.
Mas em minhas andanças (parafraseando meu personagem Paulo do livro Hotel Vitória) por aí, eu acabei vendo também o outro lado de se conhecer uma cidade, um lugar, um país (o que ainda não fiz, mas pretendo muito em breve).

É certo que lugares históricos tem certas prioridades quando vamos conhecer uma cidade. Afinal, somos turistas e queremos ver coisas novas, o que aquela cidade nova tem a oferecer.

No entanto, eu comecei a olhar as pessoas... as pessoas que residem nos locais visitados. Uma cidade não é nada sem os seus cidadãos, sem aqueles que moram, trabalham e se divertem na cidade.

São as pessoas que fazem o lugar.

Engraçado que vendo essas pessoas, a gente acaba se misturando mais, aprendendo mais, e, via de regra, acaba algumas vezes se tornando quase um nativo... eu tenho essa capacidade (quando eu quero). Acabo mimetizado ao meio.

É aquele mambembe que se apresenta em uma rua ou praça (ok, isso tem em todas as cidades, mas convenhamos é uma atração à parte), é aquele vendedor de água, falando com o sotaque carregado de sua terra natal. Especialmente aqui no Nordeste, mais especificamente no Recife, onde estou aproveitando minhas férias anuais eu percebi muita coisa: é um povo educado, gentil, acolhedor e que não tem a mínima vergonha de conseguir o que quer.

Fazendo algumas viagens do local onde estou alojado para o Centro da cidade, percebi que esse deslocamento é demorado, e por vezes me vi reclamando da demora. E assim acabei percebendo que dezenas (talvez centenas) de pessoas fazem esse trajeto todos os dias para trabalhar e fiquei mais admirado ainda. Não vi ninguém reclamando, apenas pessoas cansadas querendo chegar ao seu domicílio e poder descansar. Muitas vezes vi gente dormindo.

Em outras viagens que com certeza eu farei, prometo prestar mais atenção aos habitantes do local visitado... e vocês também... eles têm muito a contar sobre a história do lugar e da história deles mesmo.



Antonio Henrique Fernandes

Autor e Capitão deste Navio Errante.

8 comentários:

  1. Olá Antônio,
    Realmente é muito bom observar as pessoas. Costumo fazer isso também e é bom perceber como somos diferentes entre nós e o quanto isso pode ser positivo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      E com a vida atribulada a tendência é cada vez observar menos as pessoas.
      obrigado pela visita.
      bjs

      Excluir
  2. Olá.
    Concordo com o que foi dito, para todos os lugares que vamos há gente. Gente diferente que talvez nunca tenhamos visto parecido. E o lugar nao e só a praia paradisíaca ou o monumento deslumbrante, são todos.
    Boa viagem e aproveite mais.
    Abraço

    Clichê Imperial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jhonatan,
      Exatamente isso, os lugares são feitos pelas pessoas.
      um abraço,

      Excluir
  3. Observar pessoas e lugares diferentes é muito gostoso,a gente consegue enxergar nuances diferentes e isso nos faz refletir bastante. Pena que nem sempre a gente lembre de fazer isso no cotidiano.

    Adorei o texto.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Biazinha,
      Muitas vezes quando viajamos procuramos por lugares, mas esquecemos as pessoas. ela também fazem parte do cenário.
      bjs

      Excluir
  4. Oi Antonio!!!
    Voltei aqui!!!! Adorei o texto como de costume, e concordo, são as pessoas que fazem os lugares, são suas experiencias, suas histórias, suas formas de vida, que fazem cada povo, cada cultura tão especial! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha,
      Exatamente, os lugares não são nada sem as pessoas, sem os costumes.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!