quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Viagem Literária com Mary Shelley

Viagem Literária



No último dia 01 de fevereiro completou 165 anos da morte da escritora Mary Shelley, que nos brindou com um dos monstros mais memoráveis da literatura mundial e do cinema. vamos conhecer um pouco mais sobre ela nesta Viagem Literária.






Mary Shelley

Mary Shelley














Em um tempo que as mulheres escritoras não tinham muita fama ou o mesmo papel que os homens na cultura e no desenvolvimento crítico literário mundial, surgiu uma mulher, que foi casada com um escritor famoso e autora de um dos maiores ícones do terror mundial: Frankenstein.

o monstro imortalizado no cinema
Mary nasceu Mary Wollstonecraft Godwin, em Somers Town, Inglaterra, tendo sido a segunda filha da filósofa feminista, educadora e escritora Mary Wollstonecraft e do escritor, filósofo e jornalista William Godwin (portanto, um belo pedigree). No entanto, dez dias depois de ela nascer, sua mãe faleceu, de septicemia puerperal, tendo o velho Godwin se casado novamente com uma vizinha, Mary Jane Clairmont, que tinha dois filhos, Charles e Claire.

Mary não teve uma educação comum, como a das demais garotas da sua idade e época. Teve um tutor, uma educadora e leu vários livros infantis de seu pai sobre a história de Roma e da Grécia em manuscrito e ainda chegou a frequentar um colégio interno em Ramsgate, por seis meses, no ano de 1811.

E foi por causa da política, principalmente, que Mary conheceu um de seus seguidores, Percy Bysshe Shelley, tendo mantido com o mesmo um romance, quando ele ainda era casado. Após o suícido de Harriet Shelley, os dois se casam em 1816.

Os três primeiros filhos faleceram, sendo a primeira por morte prematura e os outros antes mesmo de nascer. Somente um filho conseguiu sobreviver: Percy Florence.

Ainda em 1816, Mary, Percy Shelley e seu filho viajaram para Genebra, na Suiça, acompanhados de Claire Clairmont, irmã adotiva de Mary, com a intenção de passar o verão com o poeta Lord Byron (que secretamente era amante de Claire). Alugaram uma construção chamada de Maison Chapuis, próximo à margem do rio e Lord Byron alugou a Vila Diodati, na vila de Cologny. Os seus dias eram recheados de passeios de barco e passavam ainda os dias escrevendo e conversando até tarde da noite.

manuscrito original de Frankenstein
E foi em uma dessas noites que conversaram sobre um filósofo natural e Poeta de nome Erasmus Darwin do século XVIII, o qual teria dito que havia conseguido animar matéria morta e que através do galvanismo ainda havia a possibilidade de retornar vida a um cadáver ou partes de um corpo. Conversaram também sobre outras histórias de fantasmas, partindo de Lord Byron a ideia de que cada dos presentes concebesse uma história ou conto sobrenatural. Assim, desta forma nasceu FRANKENSTEIN.

Eu vi o pálido estudante de artes profanas ajoelhado ao lado da coisa que ele tinha reunido. Eu vi o fantasma hediondo de um homem estendido e, em seguida, através do funcionamento de alguma força, mostrar sinais de vida, e se mexer com um espasmo vital. Terrível, extremamente assustador seria o efeito de qualquer esforço humano na simulação do estupendo mecanismo de Criador do mundo.

Com o encorajamento de Percy Shelley, o que começou como um conto, uma história curta, se transformou no seu primeiro romance: Frankenstein – ou o Moderno Prometheus, publicado em 1818.

capa original da primeira edição 

Mary ainda escreveu outras obras, Valperga (1823), The Fortunes of Perkin Walbeck (1830), o romance apocalíptico (sim, ela também fez um romance assim) O Último Homem (1826), Lodore (1835) e Falkner (1837) seus dois últimos romances.


Percy Shelley morreu em um naufrágio, no ano de 1822 e Mary sempre se dedicou a divulgação do trabalho de ambos, até morrer, no dia 01 de fevereiro de 1851, aos 53 anos de idade.


Antonio Henrique Fernandes
Capitão deste Navio Errante.



14 comentários:

  1. Olá,

    adoro livros clássicos, Frankestein ou O Prometeu Moderno, é um livro que quero ler, vou tentar adquirir a versão de bolso da Saraiva ou mesmo uma versão da Martin Claret, parece-me que tem uma versão de capa dura por valor acessível. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Também quero adquirir, pois mesmo assistindo a muitos filmes, o livro eu ainda nao li.
      um abraço.

      Excluir
  2. Nossa, amei o post, não sabia que é ela a criadora desse monstro tão amado. E que tudo uma mulher monstro escritora assim, uma pena ter morrido tão cedo.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simeia,
      Sim, acredito que seja um fato que muita gente nao saiba, apesar que nas chamadas dos filmes sempre se fala nela.. só prestar atenção.
      bjs

      Excluir
  3. Oiee ^^
    Uau, que interessante *-* não sabia que o Frankstein havia sido criado por uma mulher, me sentindo orgulhosa da Mary agora...haha' Ouvi falar do Lord Byron nas minhas aulas de português, mas não o conheço muito, curioso ele ser amante da Claire. Não sei se só eu acho isso, mas enfim...kkk' É uma pena que a Mary tenha morrido tão jovem :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dryh,
      Pois é, Mary Shelley foi muito feliz com a sua criatura que até hoje ainda nos assusta. Naquela época a vida era mais complicada, e a expectativa de vida nao era grande.
      bjs

      Excluir
  4. Olá Antonio,

    Amei conhecer Mary Wollstonecraft Godwin através de você, amo essas mulheres fortes, ela um pouco saidinha demais para época (hahaha), afinal foi amante de um cara casado e depois veio a casar com ele.
    Fiquei surpresa da forma como teve início a história de FRANKENSTEIN e que amor da Mary por Percy.
    Obrigada Antonio por me enriquecer com esta postagem.

    Bjs
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania,
      Ela teve uma vida bem agitada né e ainda nos brindou com um dos monstros mais amados da literatura e cinema mundial. Como muitas mulheres daquele século, ela estava bem à frente.
      bjs

      Excluir
  5. Olá

    Eu não sou muito de ler livros clássicos,não porque não gosto e sim porque sempre tem um livro que quero ler logo e passo na frente dos outros,não sabia que o Frankenstein tinha sido escrita por uma mulher, adorei o post.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Olívia,
      Obrigado, fico surpreso que muita gente não sabia que Frankenstein foi criado por uma mulher. Fico feliz de ter postado essa história.
      bjs

      Excluir
  6. Que legal, eu não sabia nada, absolutamente, do Frankeinsten. Muito interessante! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Talita,
      Foi talvez um dos monstros mais conhecidos da nossa literatura, mas realmente muita gente nao sabe que foi uma mulher que o criou.
      bjs

      Excluir
  7. oii Antonio, adorei esse tipo de postagem.
    Já aproveitei para anotar os títulos da Mary que ainda não conhecia, vou procurá-los. Gosto muito do filme Frankenstein e quero ler o livro também. Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!