terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A 5ª Onda - Rick Yancey

Resenha do livro A 5ª ONDA de Rick Yancey



Uma das coisas mais presentes na vida do ser humano é a famosa pergunta: estamos sozinhos no universo?

E se não estamos sozinhos, o que aconteceria se fossemos visitados por seres de outro planeta?

Provavelmente não gostaríamos se fosse algo bem parecido com a 5ª Onda, de Rick Yancey, pois quando eles chegam, não é para nos visitar e sim para conquistar.

Um belo dia, você está tranquilamente vivendo a sua vida e de repente aparece naves gigantescas no céu. Evidente que isso causa muita apreensão, principalmente quando não se tem contato nenhum com os visitantes. Aqui abro um parêntese, pois a situação é muito parecida com a do filme Independence Day, a mesma ansiedade, a mesma espera, e esperança de que sejam apenas visitantes querendo contato.

Bom, é aí que acontece a primeira onda. Foi uma onda eletromagnética, onde tudo o que funcionava no planeta Terra foi por água abaixo. Pense apenas em um avião que de repente cai por não estar mais funcionando e terá uma vaga ideia do que foi essa onda. E nem as luzes funcionavam.

Beleza. Tão inesperadamente quanto à primeira onda, veio a segunda... e essa sim, literalmente foi uma onda, só que de destruição. E tente imaginar um ataque mundial, com ondas altas destruidoras... literalmente só sobreviveram os que tiveram muita sorte.

A terceira onda foi bem humana, como se fosse uma guerra química, contaminando o que restou da população do planeta, uma morte que vem em poucos dias (Algo bem parecido com o ebola).

A quarta onda finalmente veio com a invasão. Mas não do jeito tradicional, e isso faz com que as pessoas que restaram fiquem muito em dúvida. Em quem confiar?

E é nessa dúvida que Cassie Sullivan fica, sozinha, sem os pais, sem o irmão, e pensando ser a última pessoa da face da Terra. Só que ela não está sozinha. Ainda há pessoas que sobreviveram a todos os ataques, mas conseguirão sobreviver a mais esse?
Em sua busca pelo irmão, Cassie conhece o misterioso Evan, que a salva, cuida, mas deixa a garota com várias dúvidas, que mais tarde serão sanadas.

Ao mesmo tempo que Cassie procura seu irmão Sammy, há outros sobreviventes, que estão em um campo abrigo, onde funciona quase como um quartel, liderados pelo Coronel Vosch. É nesse campo que está Ben Parish, colega de escola de Cassie, agora apelidado de Zumbi (só lendo para saber o motivo), e outros garotos, que estão sendo submetidos a um duro treinamento.

E também é onde se encontra o irmão de Cassie. O que acaba se tornando um ponto de convergência para o encontro entre Cassie e Ben.

O livro tem um ritmo ótimo para ser lido e deixa você sempre tenso sobre o que vai acontecer em seguida, pois os invasores não são exatamente como se pensa que são. Quando se lembrar que tem um filme que diz que eles estão entre nós entenderá o que estou falando.

É uma ficção cientifica que mistura um pouco de distopia também, pois o planeta Terra virou praticamente uma terra de ninguém. Não se confia em ninguém. E há destruição por todos os lados.

Recomendo.


Antonio Henrique Fernandes
Resenhista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!