segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A Chegada

A Chegada





Sinopse: Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.


Trailer





A Chegada é um filme de ficção cientifica que me lembrou muito o filme baseado no livro de Carl Sagan, Contato. Onde temos os alienígenas, mas aparecem muito pouco ou não aparecem. Da mesma forma seu enredo lembra o filme Interestelar. E qual o motivo de se parecerem? Filme intrincado, complicado de se entender em uma primeira vista.


Naves extraterrestres chegam e ficam flutuando algumas das principais cidades do mundo. Ninguém sabe o que eles querem, se são do bem, ou se pretender atacar.

É nesse contexto que os militares procuram a Doutora em Linguística Louise Banks (Amy Adams), pois pretendem entrar em contato com os aliens, saber de suas intenções. O Coronel Weber (Forest Whitaker) é o responsável americano por tal contato.

Na viagem até o local onde está a nave, Louise conhece o Doutor Ian Donnelly (Jeremy Renner), perito em matemática.


Durante dias, todos os cientistas, tanto linguistas, liderados por Loise, quanto físicos e matemáticos tentam desvendar a difícil comunicação. Aos poucos, e depois de muito estudo, Louise e Ian conseguem uma pífia forma de entender as mensagens.


Ao mesmo tempo que estudam e tentar desvendar as verdadeiras intenções dos visitantes, Louise tem o que parece ser flashbacks de momentos de sua vida, junto com sua filha, até a descoberta de que sua filha tem uma doença grave. Não conhecemos o seu marido porque ambos se divorciaram. Dele só se sabe que é um cientista. E parece haver uma ligação muito forte entre Louise e esses seres. 

E além de tudo isso ainda tem que lidar com os outros cientistas dos outros países, e quando a China decreta que vai atacar, juntamente com a Rússia, eles têm que tomar uma difícil decisão.

Gosto de filmes de ficção cientifica, mesmo quando praticamente não falam nada. O filme é escuro, lento, mas isso não tira todo o mérito da narração da história. É um filme inteligente, de difícil compreensão. Para se entender melhor, há de se assistir mais de uma vez (o que ainda preciso fazer, apesar de ter praticamente entendido de primeira).


A única tensão do filme, fora o ataque iminente dos chineses, é saber se, enfim, seremos atacados ou não. É saber o que eles querem.

E é nisso que o filme se prende em praticamente duas horas de duração. Saber o que eles querem.

Para quem gosta do gênero é um filme imperdível.


Antonio Henrique Fernandes

Capitão deste Navio Errante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!