quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Crônicas - Minha primeira vez no Cinema

Minha primeira vez no cinema



Não me envergonho em dizer que a minha primeira vez no cinema a coisa foi catastrófica. Por dois motivos. O primeiro: o cinema era enorme e eu muito pequeno. A tela parecia uma coisa do outro mundo. Segundo: dei vexame, porque eu não queria entrar no cinema, até corri. Aquilo não era para mim (e pensar que eu não sairia mais de um cinema até hoje, enfim). E olhe que coisa, era um filme da Disney. Para o desconto, a época era diferente e eu tinha uns sete anos, acho.

Não, não era uma animação. Era filme mesmo, com atores. E devem estar se perguntando, ainda se lembra do filme?

Sim, com detalhes. O filme se chamava A ILHA DO TOPO DO MUNDO. Eu disse com detalhes? Algumas cenas do filme foram bem marcantes para mim, como por exemplo o veículo que usam para chegar a tal ilha. Um dirigível, e recordo com exatidão que o capitão tinha um bigode e que eles iam para um lugar cheio de gelo e neve.

Em um dos momentos mais marcantes o dirigível era atingido e caía pegando fogo e na fuga dos heróis, passavam por um local onde gelo descia do teto, de uma enorme caverna é claro. Essas cenas ficaram marcadas na minha cabeça por muitos anos.

Recentemente, eu redescobri o filme, que foi filmado em 1974, e essas cenas marcantes tiveram uma nova visão, agora de um adulto e que algumas coisas daquela época de criança não eram exatamente o que aconteceu no filme. Claro que para uma criança pequena, tudo é muito enorme e atinge dimensões que não sabemos expressar.

Para quem tiver interesse no filme da Disney, ele está disponível no youtube.

Depois desse filme vieram outros e não parei mais de ir ao cinema.

Infelizmente o Cine Lacerda, o cinema enorme (e realmente, era enorme, não era coisa de criança não) não está mais em funcionamento, e só ficaram as lembranças de todas as matinês e estreias (e namoricos) que marcaram minha vida.




Antonio Henrique Fernandes

Capitão do Navio Errante e Autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!