terça-feira, 17 de janeiro de 2017

SALUH - autor: Cesar Luis

Resenha do livro SALUH – de Cesar Luis




Fernando Eastman está às voltas em uma nova aventura. Depois do que passou em Pedras Negras, onde teve conhecimento da origem do povo asteca, inca e maia, agora se vê às voltas de um novo e intrigante acontecimento.

Muitos anos atrás, Paulo Eastman, pai de Fernando, esteve no Cairo – Egito, em uma loja especial, de conhecimentos milenares, com livros e manuscritos raríssimos que não são para qualquer um, onde o conhecimento ali não é partilhado com qualquer pessoa. É preciso ter a mente aberta, e certas precauções também, pois poderia ser perigoso. Casa esta que tinha como dono Nour, velho amigo de Paulo. Um livro em especial foi apresentado a Paulo e posteriormente prometido ao filho dele, pois este teria a abertura suficiente para entender e esclarecer os fatos noticiados no livro.

Muitos anos se passaram e ocorre que o livro prometido a Fernando deixou de ser segredo, pois Jamil, filho de Nour, não corroborava com as mesmas ideias de seu pai. Ele queria o que os livros proibidos poderiam lhe proporcionar... riqueza e conforto. E assim acabou por negociar o livro com pessoas de má índole, que não queriam que os fatos narrados no livro fossem divulgados em hipótese alguma.

Quando chegou ao Cairo, para se dirigir à loja, Fernando foi atacado, e foi nesse momento que conheceu Laura, uma brasileira que também tem certos graus de conhecimento. E são os dois que encontram um indivíduo ímpar e totalmente misterioso, alguém que vivia na loja, escondido, há mais tempo que qualquer um dos dois poderia imaginar.

Juntos, os três embarcam em uma aventura perigosa, que ao mesmo tempo que os une pelo fator perigo do livro, os une por outros laços, mais íntimos. Na sua fuga de um homem que quer mata-los por ordem de um misterioso empregador, eles acabam aprendendo muito sobre a Humanidade (assim mesmo, com H maiúsculo).

Saluh é um personagem que foge a qualquer tipo de estereótipo; tem uma tez diferente, olhos que transmitem calma, sabedoria e conhecimento além daquilo que nos um dia sonhamos ter. Laura e Fernando tem muito a aprender com esse personagem, cujo conhecimento vem de muito tempo, de uma época em que o homem ainda engatinhava como o ser humano que conhecemos hoje.

O livro SALUH é intrigante, controverso e com uma trama que nos prende..., mas como o autor avisa, nem tudo é ficção.

Cabe ao leitor julgar por si mesmo. Apenas mantenha a mente aberta.

Recomendo...







Antonio Henrique Fernandes
Resenhista do Arca Literária em parceria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!