quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

VIAGEM LITERÁRIA - Machado de Assis

Viagem Literária – Machado de Assis




Considerando o maior expoente da literatura nacional, transitou em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Seu nome: Joaquim Maria Machado de Assis.

Nasceu de família pobre, no Morro do Livramento – Rio de Janeiro, então capitão do Império, em 21.06.1839, tendo estudado em escolas públicas, e nunca frequentado uma universidade. Teve uma irmã, mas esta faleceu aos quatro anos de idade, em 1845

Mesmo assim, assumiu diversos cargos públicos e conseguindo notoriedade em jornais onde publicou suas primeiras obras, poesias e crônicas.

Três anos antes de Machado de Assis nascer, Gonçalves de Magalhães publicou Suspiros Poéticos e Saudades, obra que inaugurou o Romantismo no Brasil. Ficou órfão mãe aos 10 anos e anos depois do pai, sendo cuidado pela madrasta Maria Inês da Silva. Nessa época, já dava sinais de muito interesse por livros.

Publicou seu primeiro soneto, com dedicatória à Ilustríssima Senhora D. P. J. A, tendo assinado como J. M. M. Assis, no Periódico dos Pobres. No ano seguinte, passaria a frequentar a livraria do Jornalista e tipógrafo Paula de Brito.

Quanto atingiu os 21 anos, Machado de Assis já era considerado uma personalidade considerada entre as rodas intelectuais cariocas, inclusive já era conhecido por Quintino Bocaiúva, que fez um convite para Machado trabalhar no Diário do Rio de Janeiro, onde trabalhou intensamente como repórter e jornalista, entre os anos de 1860 e 1867. Trabalhou também em outros periódicos usando pseudônimos.

Para melhor se dedicar à leitura e escrita, aprendeu francês, grego e inglês.

Casou-se com Carolina Augusta Xavier de Novais, em 12 de novembro de 1869, mas não tiveram filhos. Sua esposa era muito culta e foi forte influência em sua escrita também, principalmente na sua mudança do Romantismo para o Realismo.

Em 1897, Machado de Assis, juntamente com outros intelectuais, mais Medeiros e Albuquerque e Lúcio de Mendonça, fundaram a Academia Brasileira de Letras, sendo eleito por unanimidade Machado de Assis como seu primeiro Presidente.

Uma curiosidade, além de grande escritor, Machado também era muito entusiasta de Xadrez, tendo inclusive participado do primeiro torneio de Xadrez no Brasil, ficando em terceiro lugar.

Machado veio a falecer no dia 29 de setembro de 1908, aos 69 anos, deixando uma extensa lista com obras que se tornaram clássicos.


Obras

















Entre as principais obras de Machado de Assis, estão os romances Ressurreição, A mão e a Luva, Helena, Iaiá Garcia, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó, Memorial de Aires e o inesquecível Memórias Póstumas de Brás Cubas, as coletâneas de Poesias Crisálidas, Fales, Americanas, Ocidentais e Poesias Completas. Machado ainda publicou peças de Teatro, contos e ainda teve várias obras publicadas postumamente.





Antonio Henrique Fernandes
Capitão deste Navio Errante


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!