segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

No Coração do Mar

No Coração do Mar.




Sinopse
Inverno de 1820. O navio baleeiro Essex parte em busca de óleo de baleia. O navio é liderado pelo nada experiente capitão George Pollard (Benjamin Walker), que tem Owen Chase (Chris Hemsworth) como seu primeiro oficial. Owen sonha em ser capitão e tem o objetivo de superar a meta traçada por seu empregador. Eles navegam por meses em busca de baleias, mas quando encontram se deparam com uma grande ameaça, uma gigantesca baleia branca que irá lutar por sua sobrevivência e acabará atacando o navio e sua tripulação.

Trailer




Um clássico da literatura mundial. Eu, particularmente, nunca li, mas já tive em mãos uma Graphic Novel baseada em Moby Dick. E vi vários filmes baseados neste clássico.

No Coração do Mar não fala sobre Moby Dick, nem sobre o Capitão Ahab e sua obsessão em caçar a baleia branca mais famosa do mundo. Na realidade, o filme conta sobre como Herman Melville se baseou para construir sua história, considerada épica na época de sua publicação.

Digamos que toda lenda tem seu fundo de verdade.




A história começa com Melville visitando um antigo marinheiro, que segundo ele ouviu, tinha uma estranha narrativa. Com muito custo convence o homem a contar sua história e a aventura que tinha vivido quando era muito jovem.




Thomas Nickerson era pouco mais que um adolescente quando foi contratado para trabalhar em no baleeiro Essex que seria comandado por dois capitães. Explico. Owen Chase era para ser o primeiro capitão, pois havia recebido uma promessa dos donos do navio, no entanto, no último momento decidiram por dar o comando do barco para George Pollard, sem experiência alguma, deixando Owen como 1º Imediato.




Essa questão envolvendo Owen e Pollard fica muito acirrado à medida que entram no mar aberto e os marinheiros precisam ter o comando. A inexperiência de Pollard é evidente, em momentos de tensão.

Depois que passam por um período muito grande sem conseguir a meta de óleo de baleia, o Essex vai para mais longe e seguindo uma indicação, encontra bastante baleia para caçar e tirar o seu óleo, no entanto, são informados que há um fator que pode atrapalhar a sua caça: uma baleia que nunca ninguém havia visto. Além da cor branca, tinha um tamanho colossal.

Ignorando os avisos eles conseguem achar as baleias, e, por conseguinte, acham também a enorme baleia branca, que tem uma Inteligência fora do comum. A partir desse momento, nada mais dá certo e os marinheiros do Essex passam a lutar pela sobrevivência, quando o seu navio naufraga por conta de um ataque da baleia.

No coração do mar conta uma história de sobrevivência no mar de homens que trabalham para sustentar suas famílias, e muitas vezes são submetidos ao extremo para conseguir manter a sua vida.



Chris Hemsworth interpreta com muita valentia o 1º Imediato Owen Chase. Tendo inclusive, juntamente com os outros atores, feito um trabalho de emagrecimento para mostrar como os marinheiros ficariam nos meses à deriva no mar.

Também é um filme que apresenta o novo Homem-Aranha, Tom Holland, como o personagem principal, Thomas Nickerson, mais novo, e quando mais velho interpretado por Brendan Gleeson

A despeito de contar uma história que serviu de base para o famoso livro de Herman Melville, é importante reconhecer como era a caça às baleias no período histórico passado, com todos os problemas e o tempo que ficavam longe das famílias. E de forma irônica o filme termina com Thomas indicando a Melville que um homem havia encontrado óleo apenas cavando o solo (petróleo).

Um divisor de águas.


Antonio Henrique Fernandes

Capitão deste Navio Errante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!