segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O Jogo da Imitação

O Jogo da Imitação.




Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.


Trailer: 




Você já ouviu falar de Alan Turing? Muita gente nunca ouviu falar dessa pessoa incrível. Mas provavelmente tem em mãos aquilo do qual ele é considerado o pai: um computador.

Alan Turing é considerando o pai da computação moderna, pois ele criou uma máquina que “pensava”, ou seja, fazia cálculos com a devida alimentação de dados... exatamente o que um computador faz.

O Jogo da Imitação é um filme cine biográfico muito bem feito e, Alan é magistralmente interpretado por Benedict Cumberbatch.

A Segunda Guerra Mundial estava em seu auge e os aliados não conseguiam descobrir quais seriam os passos dos alemães, mesmo interceptando as mensagens não conseguiam decodificar o que estava escrito, já que os nazistas usavam uma máquina que chamavam de ENIGMA, uma engenhosa forma de criptografar mensagens.

Alan Turing foi chamado pelo Serviço Secreto Britânico e sua missão era justamente descobrir como decodificar as mensagens enviadas pela ENIGMA. Ao seu lado trabalhavam outros membros tão inteligentes quanto, todos experts em enigmas e criptografias.


O trabalho não foi fácil, e tinha a total desconfiança dos militares (que acreditam que só se ganha guerra com soldados e em grande quantidade). Uma guerra se ganha também com inteligência e era isso que se esperava de Turing e sua equipe. A ideia de Turing era criar uma máquina inteligente que fizesse o serviço de muita gente, pois consideravam impossível que as mensagens fossem decodificadas, já que cada mensagem só durava um dia, e todas manhãs eram enviadas novas mensagens.

Paralelamente à construção e tentativa de desconstruir a ENIGMA, o filme conta as dificuldades de entrosamento e inclusão de Alan Turing, que era homossexual. Além de que havia uma mulher na equipe, coisa que na época não era muito comum, inclusive, demorou-se muitos anos para que se desse o devido crédito a uma mulher tão inteligente quanto Joan Clarke.



Na Inglaterra desse período, homossexuais era considerando como criminosos e se fossem descobertos eram julgados e condenados.

O filme trata de um período histórico que mudou os rumos da história, bem como trata também de duas situações complicadas que até hoje ainda se tem dificuldades de aceitação, o homossexualismo e os mesmos direitos de trabalho e condições para as mulheres. Uma mulher só era considerada para trabalho ou como professora ou como secretária, mesmo sendo tão ou mais inteligente que um homem.

Esses dois assuntos são bem abordados.

O filme é muito bom e recomendo, por todos os motivos históricos.


Antonio Henrique Fernandes
Capitão deste Navio Errante


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!