sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Fuga para as Estrelas

3º capítulo

Quando acordaram, ainda um pouco confusos com o que tinha acontecido, perceberam que estavam com os corpos bem alquebrados, afinal dormiram juntos no chão duro e o corpo denunciava o estresse da noite anterior. Mas estavam secos, e suas roupas, apesar de ainda um pouco úmidas, já dava pra usar sem correr o risco de pegar uma doença como pneumonia.
- Veja. As estalactites ainda continuam iluminadas, refletindo algum tipo de luz. Sendo assim, ela vem de algum lugar, e isso já nos dá otimismo para sair daqui. Disse Paulo.
- É verdade. O que precisamos verificar é a direção que essa luz vem. Será que vem do sol? Mas estamos bem abaixo, no subterrâneo.
Após se vestirem, Paulo Sérgio e Helena deram uma boa olhada no local onde estavam. Era como uma gruta enorme, com o teto cheio de estalactites e o chão com estalagmites. Era um lugar um pouco úmido, em razão das estalagmites, que se formam a partir do chão e que vão em direção ao teto, formadas pela deposição (precipitação) de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja de uma superfície superior. O rio subterrâneo não apresentava outra margem, do outro lado simplesmente era um paredão que continuava até o teto e particularmente nesse pedaço a largura do rio era de aproximadamente dez metros. Uma boa distância.
O teto era alto, tinha também mais de dez metros e o casal poderia andar tranquilamente. Apenas se desviando das estalagmites. Como toda gruta ou caverna, a acústica era perfeita. Por exemplo: se Paulo Sérgio falasse a Helena de uma distancia considerável, ela ainda assim ouviria. Sem contar com o eco.
Após essas verificações, ambos concordaram que estavam bem longe de onde caíram.
Se por um lado a margem do rio subterrâneo acabava, do outro a situação era bem diferente. Havia uma extensão que não dava para dimensionar. Em alguns pontos da gruta, que na realidade era uma enorme caverna, fato constatado depois da inspeção por Paulo Sérgio e Helena, as estalactites se encontravam com as estalagmites fazendo que se tornassem uma espécie de coluna e verificaram que existiam várias dessas colunas.
Ficaram com esperanças de que andando por esse labirinto poderiam chegar a algum lugar, de preferência para fora. Suas famílias com certeza estavam preocupadas e nunca iriam saber onde estavam. Aliás, ninguém sabia onde eles estavam... Nem mesmo Paulo e Helena.
- Paulo, se nós formos andar por aqui, à procura de alguma saída, como vamos fazer para que não nos percamos? Perguntou Helena, visivelmente preocupada.
- Bem, podemos deixar algum pedaço de nossas roupas amarradas em algumas dessas colunas, assim quando avistarmos esses pedaços de pano nós saberemos que já passamos por aquele local e seguiremos por outro. O importante também é não perder a direção do rio. Em último caso poderemos voltar a ele e seguir o seu caminho. Com certeza o rio vai dar em algum lugar.
- Certo, então vamos amarrar de acordo com que possa dar a direção do rio.
Assim foi feito e começaram a sua própria busca pela saída, indicando com pedaços de suas roupas amarrados nas colunas um caminho para não se perder.
Inicialmente ficaram animados, no entanto, com o passar do tempo, verificaram que a caverna parecia ser maior do que imaginaram e a caminhada poderia ser bem demorada.
Havia o perigo de ter que passar outra noite na caverna. Mas o que mais preocupava ambos era a falta de comida. Os estômagos já estavam reclamando por alimento.
E tirando os morcegos, não havia o que comer ali dentro. Nenhum tipo de animal ou vegetal.
Quando já estavam bem cansados, Paulo e Helena encontraram novamente um rio subterrâneo. Inicialmente pensaram ser o mesmo rio, que poderia ter dado uma volta enorme e voltado para aonde estavam, mas olhando bem ao redor viram que se tratava ou de outro rio ou de um novo segmento daquele do qual saíram.
E foi nesse momento que perceberam também a origem da luz. Vinha do rio, ou melhor, da direção para onde o rio seguia. Ali a luz era bem forte. Isso foi a melhor notícia que poderiam ter tido. Ao que parece estavam chegando ao final da viagem. Paulo Sérgio e Helena ficaram muito contentes.
Pararam para descansar e constataram que a água era potável. Ao menos de sede não morreriam.
- Você acha que estamos perto da saída, Paulo? Perguntou Helena, esperançosa.
- Espero que sim, aquela luz ao fundo pode indicar que estamos próximo da saída. E não posso entender que uma luz venha simplesmente do nada.
Intimamente, porém, Paulo Sérgio pensou que a luz poderia vir também de alguma brecha ou buraco, transportando claridade de cima, da superfície. Mas guardou para si para não dar falsas esperanças à Helena. E também preferia acreditar que era o final da caminhada de ambos. Estavam extenuados por terem andado o dia inteiro.
Pelo relógio em seu pulso, Paulo Sérgio constatou que estava anoitecendo já, por volta das 18h30min. E foi mais por esse motivo que ficou quieto. Se já não fosse tão claro na superfície, como haveria de vir uma luz como aquela, que parecia bem forte?
Por mais que tentasse não conseguia imaginar qual a origem da luz.
Após descansarem mais alguns minutos, Paulo e Helena continuaram a sua busca pela saída, agora margeando o outro ponto do rio subterrâneo e em direção da luz.
Após algum tempo, perceberam que havia uma pequena curva no caminho, o rio virando para a sua direita, e perceberam também que o caminho ficava mais largo. E mais iluminado.
Quando fizeram a curva, ambos tiveram uma enorme surpresa. O que eles acabaram de ver nunca seria imaginado nas suas vidas.


Continua.

12 comentários:

  1. Favoritei o blog pra vir ler a história do primeiro ao capítulo atual. Gostei do espaço, adoro blogs literários criativos. Estou retribuindo sua visita ao meu blog e adorei esse Navio errante, já estou seguindo pelo GFC. \o
    Beijos
    Viviane Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Viviane, que bom que veio e gostou, fiquei muito feliz. só procurar os outros capítulos que nao se perderá na história.
      bjs.

      Excluir
  2. Oie... Tudo certinho?
    Antonio... Pera que nem li os 2 primeiros caps. O.O Não li esse assim que vi que era uma continuação, não vou prometer ler de imediato, mas deixarei anotado aqui. =D
    Bjus
    Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,
      tudo certinho, pra seguir todos os capítulos é só clicar em CONTOS DE NAVEGANTES... tem todos os capítulos. assim acompanha e não perde nenhum.
      bjs

      Excluir
  3. Antonio,
    Gostei do andamento da estória e continue, tá ficando legal. Se prepara para postar no wattpad :) vai ganhar vários leitores!!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, Valeu,
      que bom que está gostando, e o Fuga para as Estrelas já foi publicado no wattpad, com grande aceitação...:)

      Excluir
  4. Nossa Antônio!!!
    Tem que fazer capítulos maiores, deixou aquele gostinho de quero mais!
    Sua escrita é muito envolvente.
    Aguardando as cenas dos próximos capítulos!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle, terá capitulo maior... principalmente o especial. acompanhe.
      bjs

      Excluir
  5. Ai Antonio, porque essa judiação? dashiudhuashuidhashd

    Eu morro de curiosidade e agora sei o que o pessoal que acompanhava meus textos sofria :/

    Beijos e aguardo a continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela... é pra deixar com um gostinho de quero mais mesmo hehehehehe.
      bjs

      Excluir
  6. A i Jesusssssssssssssss

    O que eles viram???? Os fins sempre me deixam curiosa! Amei mais essa parte! To adorando acompanhar a aventura desses dois!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha,
      nem adivinha o que é? hehehehe. olha o título do conto.
      já deu a pista né.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!